Sindipetro SP
As manifestações populares realizadas em todo o país trouxeram para o centro do debate uma reivindicação histórica da CUT e de diversas entidades do movimento social organizado: a reforma política. Em apoio a essa proposta, diretores do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP)saem às ruas para reforçar a campanha de coleta de assinaturas, com o objetivo de promover as mudanças necessárias que garantirão maior transparência ao processo eleitoral brasileiro.
A participação popular nessa campanha é muito importante, segundo o diretor do Sindipetro Arthur “Bob” Ragusa. “Todo o apoio é necessário para que essa proposta avance no Congresso Nacional e promova mudanças fundamentais para o nosso país”, afirmou. Para o abaixo-assinado ter reconhecimento no Congresso Nacional, é necessária a assinatura de 1,4 milhão de pessoas.
Entre as principais propostas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Reforma Política vale destacar:
– Financiamento público exclusivo de campanhas políticas, para inibir a corrupção, a força do poder econômico e baratear as eleições;
– Voto em lista preordenada, na qual o eleito votará no partido que desejar e não mais num candidato individualmente, o que garantirá fidelidade partidária dos eleitos, além de valorização e compromisso com os programas partidários;
– Aumento obrigatório da participação feminina nas candidaturas, com paridade;
– Convocação de Assembleia Constituinte exclusiva sobre Reforma Política, ampliando o debate e com participação efetiva da sociedade.