Sindipetro-RS de volta à FUP! Petroleiros aprovam refiliação do sindicato

Petroleiros gaúchos dão exemplo de democracia e aprovam nas assembléias de base refiliação à FUP, CUT e CNQ…





Imprensa da FUP

Três meses após os petroleiros do Maranhão fundarem seu sindicato, filiando-o à FUP, a categoria vive mais um momento decisivo na reconstrução da unidade nacional. Na sexta-feira, 15, após cinco dias de assembléias em todas as bases do Rio Grande do Sul, os petroleiros aprovaram a refiliação do Sindipetro-RS à FUP, CUT e CNQ. A decisão referenda e consolida a vontade soberana da maioria dos trabalhadores gaúchos de voltarem a ser protagonistas nas campanhas reivindicatórias e nas lutas políticas da categoria. A opção dos petroleiros do Sindipetro-RS pela unidade nacional em torno da FUP já havia sido expressa em maio, quando elegeram a atual diretoria fupista. 

A volta à FUP, além colocar novamente os petroleiros gaúchos na vanguarda do movimento sindical, fortalece a organização nacional da categoria nos embates com os gestores da Petrobrás e o governo. Junto com os demais 13 sindicatos que integram a FUP (AM, MA, CE, RN, PE/PB, BA, ES, Duque de Caxias, NF, MG, Unificado-SP, PR/SC e Rio Grande), o Sindipetro-RS volta a ter um papel decisivo nas negociações coletivas, participando das deliberações conjuntas e contribuindo para o avanço das reivindicações e, consequentemente, a ampliação das conquistas.
 
Respeito à democracia
 
 8 de outubro de 2008. O Sindipetro-RS é des filiado da FUP por decisão de menos de 70 petroleiros, cuja ampla maioria são aposentados. Sem consulta às bases, os divisionistas realizam uma única assembléia na sede do sindicato para sacramentar a decisão autoritária da antiga diretoria, que, de forma unilateral, impôs a desfiliação da FUP, ao suspender o repasse das mensalidades, logo após ter sido eleita. Os petroleiros gaúchos reagiram ao golpe e realizaram um abaixo assinado convocando assembléias de base, nas unidades, para se posicionarem sobre a representação da FUP. Os divisionistas desrespeitaram a decisão dos trabalhadores e o próprio estatuto do Sindipetro e realizaram uma assembléia esvaziada na sede do sindicato, sem qualquer tipo de debate com a categoria.
 
15 de Julho de 2011. O Sindipetro-RS volta a se filiar à FUP por decisão das assembléias de base, onde durante cinco dias, 467 trabalhadores participaram da votação e 55% se posicionaram a favor da refiliação. Antes das assembléias, os petroleiros puderam esclarecer suas dúvidas e externar suas opiniões em debates, com participação de representantes da FUP, CUT e CNQ. As assembléias foram realizadas com todos os grupos de turno e trabalhadores do regime administrativo da Refap, dos três terminais da Transpetro e da termelétrica Sepé Tiaraju, onde os divisionistas nunca compareceram para ouvir os trabalhadores.
 
Além das bases operacionais, as assembléias foram realizadas também na sede do Sindipetro, em Porto Alegre, e na delegacia sindical de Osório. Ao contrário do que aconteceu em 2008, os trabalhadores puderam debater e decidir, democraticamente, sobre a representação da FUP. Os divisionistas, que haviam rachado na disputa eleitoral, atuaram juntos nas assembléias contra a refiliação. Mas, assim como aconteceu na eleição sindical, foram novamente derrotados, num claro recado da categoria de que já está farta de divisionismo.