Sindipetro RN se reúne com Transpetro em Guamaré para discutir importância dos terminais de escoamento e direitos trabalhistas

[Da imprensa do Sindipetro RN]

A diretoria colegiada do SINDIPETRO-RN se reuniu, na manhã desta terça-feira, 20, com os gestores da Transpetro para discutir a importância vital do terminal aquaviário e terrestre que pertence à 3R Petroleum e operado pela Transpetro em Guamaré.

Por meio desses terminais a Transpetro faz a logística tanto dos combustíveis, como do petróleo de todo o sistema produtor do Rio Grande do Norte. Sem eles, ficaria inviável a produção de petróleo em terra, no mar e também a produção de derivados na própria refinaria de Guamaré.

Portanto, pensar numa possível parceria da Petrobrás com a 3R Petroleum seria uma solução inteligente para garantir a continuidade dos projetos de exploração da Companhia em nosso Estado.

Trabalho

A diretoria do SINDIPETRO-RN também aproveitou a oportunidade para discutir com os gestores, a possibilidade de reintegrar a cláusula do acordo coletivo que garantia o “zeramento” de horas negativas quando os trabalhadores voltam de férias fora do seu turno de trabalho.

Quando volta de férias, o trabalhador fica à disposição da Transpetro, mesmo que não tenha chegado o dia de seu embarque. Antes, esses dias em espera era considerado “retorno de férias”, e não ficava contabilizado como hora negativa para o trabalhador.
Era isso o que tinha no ACT e o Sindicato quer recuperar para os trabalhadores da Transpetro.

Outra coisa discutida foi a situação dos terceirizados da Transpetro em Guamaré, que estão com condições de salários e vale-alimentação baixos e também precisa de melhorarias no plano de saúde, como a questão da extensão do plano de saúde para os dependentes.

Os gestores locais deram informações sobre o caminho que tem que ser percorrido junto ao RH da empresa para resolver essas duas situações. “Vamos continuar atuando até resolver, e vamos atualizando trabalhadores sobre os passos que estamos dando e os avanços que estamos conquistando”, afirmou o diretor Marcos Brasil.