Sindipetro-RN reúne aposentados e pensionistas para atualiza-los sobre a Petros e a AMS

O Sindipetro-RN realizou, na manhã desta segunda-feira (13), uma reunião na sede Natal no intuito de atualizar os aposentados e pensionistas da Petros sobre as últimas ações que a FUP e seus sindicatos vêm realizando. Em debate os caminhos a serem tomados dentro da Petros e da AMS em 2023.

Na ocasião, um documento sobre a Petros intitulado de “DIAGNÓSTICO DOS DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS PELA NOVA GESTÃO DA PETROS” foi exposto e discutido com presentes à reunião. Este relatório, que indica caminhos para os PPSPs e a redução do endividamento dos participantes e assistidos, é fruto de seminários ocorridos no final do ano passado, e foi entregue dia 13 de janeiro deste ano ao presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates.

Segundo o diretor de aposentados e pensionistas do SINDIPETRO-RN, José Araújo, as reivindicações imediatas apresentadas ao Presidente da Petrobrás são:

1 – Suspensão dos equacionamentos;

2 – Limitar em 40% os descontos nos benefícios Petros

3 – Margem consignável de descontos da AMS em 13%

4 – Suspensão da implantação de 23% do IVCMH

5 – GTs para buscar soluções definitivas para a PETROS E AMS QUE QUEREMOS

O diretor ainda explicou que “as ações encaminhadas nesses seminários, e pontuadas no relatório, são de duas ordens: “algumas de curto prazo e outas de longo prazo. As de longo prazo são as que carecem de estudo e alteração na legislação, consequentemente, dependem do Congresso Nacional e também de modificações encaminhadas por órgãos governamentais”.

“As de curto prazo, são aquelas que possam aliviar o endividamento de aposentados e pensionistas. Para essas, estamos apontando que todos descontos, que hoje ocorrem de forma abusiva, sejam limitados ao teto máximo de 40%”, completa Araújo.

Além disso, foi informado aos participantes que os representantes da FUP que compõem o Grupo de Trabalho, conseguiram recentemente tratar em reunião com a Petrobras do “IVCMH”, índice utilizado pela empresa para reajuste das consultas da AMS. Conforme cobrado pelas representações sindicais, os 23% que seriam aplicados no reajuste da tabela do Grande Risco seguem suspensos até que o GT apresente uma alternativa para o custeio do plano que seja menos onerosa para os beneficiários.

Por último, o Sindicato fez um alerta importante aos aposentados e pensionistas, no sentido de ficarem atentos para não cair em ações judiciais mal-intencionadas. Por tanto, sempre procurar informações com funcionários e diretores do SINDIPETRO-RN.

[Da imprensa do Sindipetro RN]