Sindipetro-RN realiza Live nesta quinta com aposentados e pensionistas sobre nova cobrança abusiva na AMS

O Sindipetro-RN convoca petroleiros e petroleiras, principalmente aposentados e pensionistas, para acompanhar uma LIVE, que acontece nesta quinta-feira, 9, às 18h, via  Facebook e Youtube, no intuito de orientar os trabalhadores sobre novos os descontos em contracheque anunciados pela Petrobrás e outros abatimentos abusivos praticados na AMS. A transmissão contará com a explanação dos conselheiros deliberativos da Petros, Norton Almeida e Paulo Cesar, além da moderação dos diretores do Sindicato, Ivis Corsino e Jorge Luiz.

Essa LIVE acontece em resposta ao comunicado da Companhia para alguns titulares aposentados, informando que, devido a uma falha no cálculo, estes tiveram suas faixas salariais (MSB) definidas incorretamente de 2016 a 2018, alegando que na ocasião a remuneração do INSS não foi considerada no cálculo dessa faixa de trabalhadores, o que levaria a um enquadramento incorreto. Por consequência, suas mensalidades (grande risco) deste período teriam sido descontadas com valores inferiores ao que deveriam, e por isso, haveria uma correção com descontos retroativos a partir de dezembro deste ano.

Descontos abusivos
Com dívidas acumuladas por conta dos ataques aos planos de saúde e de previdência (PPSP) e dos descontos abusivos na AMS, impostos unilateralmente, sem transparência e, em sua maioria, de forma ilegal, trabalhadores estão vivendo de empréstimos para complementar o benefício do INSS, já que a parcela da Petros fica praticamente 100% comprometida.

Os descontos abusivos da AMS têm prejudicado e desesperado, principalmente, os aposentados e pensionistas, mas é preciso conhecer a realidade e entender que a culpa desses descontos não está no atual Acordo Coletivo – ACT 2020/2022. Quem o critica está fazendo coro com os gestores da Petrobrás e da Petros, que são os verdadeiros causadores dessas reduções salariais. É exatamente esse acordo que garante aos petroleiros e petroleiras a AMS.

[Da imprensa do Sindipetro RN]