Sindipetro-BA
Em mais uma tentativa para resolver os problemas de trânsito na BA 522, o Sindipetro Bahia solicitou e participou de uma reunião nesta segunda (10), na prefeitura de Candeias. O objetivo foi buscar soluções imediatas que possam amenizar as dificuldades provocadas pelo tráfego de carretas e veículos pesados no entorno do município. Participaram da reunião o prefeito de Candeias, Francisco Conceição, representante do Derba\Maria da Piedade, gerente operacional da RLAM\Pedro Oliveira, diretor do Sinditicc, Loteba e os diretores do Sindipetro Deyvid Bacelar, Agnaldo Soares e André Aráujo.
O diretor do Sindipetro, Deyvid Bacelar lamentou o rompimento do convênio para a construção do anel rodoviário, que está dependendo de um novo acordo entre a Petrobrás e o governo do estado. Para Deyvid, “ não é possível ficar de braços cruzados, é preciso realizar ações imediatas para atenuar os problemas nesta região, que vão desde engarrafamentos a buracos nas vias, o que tem gerado constantes acidentes”.
Para o prefeito de Candeias, a Petrobrás tem uma grande responsabilidade pelos transtornos no trânsito do município devido ao grande fluxo de veículos que prestam serviço à empresa e circulam na região.
O gerente da Rlam, Pedro Oliveira, reconheceu que os produtos da Petrobrás acabam contribuindo para o aumento dos problemas nas rodovias e informou que havendo solicitação da Prefeitura, é possível uma contrapartida da Petrobrás com recursos para a melhoria das estradas, mas sem responsabilidade pela manutenção.
O Sindipetro Bahia propôs uma manutenção emergencial da via com a retirada de alguns quebra-molas, instalação de semáforos dentro da cidade, sinalizações horizontais e verticais e a construção de duas passarelas sobre a BA 522.
Foi criado um grupo de trabalho permanente, composto por representantes da prefeitura de Candeias, Petrobrás, Sinditicc e Sindipetro, para desencadear as ações que foram deliberadas na reunião. O próximo encontro, que acontece na primeira semana de julho, deve contar também com as presenças das gerências da UO-BA, Transpetro, BR Distribuidora e dos secretários de infra-estrutura e o de planejamento do estado.
ROUBO DE COMBUSTÍVEIS
Outro assunto abordado na reunião foi o roubo de combustíveis nas estradas, pelos chamados “gotejadores de combustíveis”. O diretor do Sindipetro, Agnaldo Soares, solicitou que a Secretaria de Ação Social da prefeitura de Candeias interfira na questão, oferecendo ajuda a estas pessoas e mostrando o perigo deste tipo de ação, que pode provocar graves acidentes.