Sindipetro-PR/SC realiza protestos no dia de luta contra os acidentes de trabalho

a Repar, em Araucária, houve atraso de uma hora na entrada do grupo de turno e do administrativo…





Sindipetro-PR/SC

Esta quinta-feira é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Uma data de luta e reflexão sobre os milhões de trabalhadores que perderam suas vidas ou foram mutilados pelo modelo de sociedade capitalista, onde a ganância pelo lucro tem mais valor que a própria vida.

 

Mas é preciso lembrar os mortos para lutar pela vida. O Sindipetro Paraná e Santa Catarina realizou neste 28 de abril manifestações e panfletagens na maioria de suas bases de representação. Na Repar, em Araucária, houve atraso de uma hora na entrada do grupo de turno e do administrativo. Além de conscientizar a categoria sobre a importância da data, o Sindicato tratou de temas da pauta local de reivindicações que são relativos à segurança, como a urgente necessidade de recompor o efetivo mínimo de trabalhadores para a operação segura da unidade.

 

Os sindicalistas também abordaram a caótica situação do trânsito no entorno da Refinaria. “O simples fato de ir trabalhar, seja a pé, de ônibus ou mesmo de carro, coloca a vida das pessoas em risco, pois o trânsito nas imediações da Repar beira a insanidade. O pior é que nem o poder público, tampouco os gestores da Refinaria tomam alguma atitude para sanar o preocupante problema. Será preciso matar mais trabalhadores para que algo seja feito?”, indagou Silvaney Bernardi, presidente do Sindipetro Paraná e Santa Catarina. No ano passado um trabalhador das obras de ampliação foi atropelado no interior da Repar e não sobreviveu.

 

Nas demais bases houve, também nesta quinta-feira (28), panfletagens com material alusivo ao Dia em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.