Sindipetro PR/SC realiza assembleia para avaliação da 2ª proposta de ACT da Paraná Xisto

Empresa que assumiu o controle da antiga SIX alegou erro na 1ª proposta e solicitou reabertura das negociações

[Por Davi Macedo, da imprensa do Sindipetro PR e SC]

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina vai realizar cinco sessões de assembleia com os trabalhadores e trabalhadoras da Paraná Xisto, em São Mateus do Sul, entre os dias 13 e 16 de novembro. Estará em pauta o debate e deliberação sobre a aprovação da segunda proposta de ACT (Acordo Coletivo de Trabalho).

A convocação de nova rodada de assembleias ocorre após a empresa ter recuado em relação à primeira proposta de ACT, que já havia sido avaliada e aceita pelos empregados da Paraná Xisto, sob a alegação de erro na redação.

 

Nas novas negociações, o Sindicato conquistou algumas garantias futuras, a exemplo do reajuste de 3,98%, referente aos meses compreendidos entre agosto de 2023 e fevereiro de 2024, para os funcionários enquadrados na função de Técnico 1, a ser pago em forma de abono em março de 2024 e incorporado nos vencimentos a partir da próxima data-base, sem abater no índice de recomposição que será negociado na Campanha Salarial de 2024.

A íntegra da segunda proposta de acordo e o edital de convocação de assembleia estão disponíveis no link dos anexos abaixo.

Confira o calendário das assembleias

DATA

HORÁRIO

LOCAL

PUBLICO

13/11/2023 18:30 PX ENERGY GRUPO 4
14/11/2023 06:30 PX ENERGY GRUPO 2
14/11/2023 09:00 PX ENERGY ADMINISTRATIVO
15/11/2023 18:30 PX ENERGY GRUPO 3
16/11/2023 06:30 PX ENERGY GRUPO 1

Entenda o caso  

A Paraná Xisto acusou erro de redação na proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que foi aprovada pelos trabalhadores em assembleias no dia 9 de agosto.

A empresa alegou equívoco na cláusula 1, que discorria sobre os valores dos pisos salariais. Segundo a justificativa, os valores já estariam com a aplicação do adicional de periculosidade (30%). No entanto, na cláusula seguinte, constava a aplicação da suplementação periculosidade nos termos do artigo 193, parágrafo 1º, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O Sindipetro PR e SC encaminhou ofício à Paraná Xisto no qual informou que a proposta de acordo fora referendada em consulta aos trabalhadores e que já estava assinada pela instituição. A empresa assumiu o erro e solicitou reabertura da negociação em torno do ACT.

As tratativas foram retomadas no dia 25 de agosto e se estenderam até este mês de novembro, quando a empresa apresentou uma nova proposição de acordo. Os termos foram criteriosamente analisados pela diretoria e assessoria jurídica do Sindicato e o indicativo é de aprovação da segunda proposta de ACT da Paraná Xisto nas próximas assembleias.