Sindipetro PR/SC questiona visita de privatistas à Repar

Arte: Sindipetro PR e SC

Comitiva com diretores da Petrobrás, políticos e pomposos empresários visita a refinaria nesta quarta (23) para evento de apresentação do Diesel R5

[Por Davi Macedo, da imprensa do Sindipetro PR e SC]

A grama bem aparada e as flores rodeadas de pedras ornamentais colocadas nos últimos dias na Repar, em Araucária-PR, causam estranheza em quem viveu cotidianamente por ali nos últimos anos. A paisagem até pouco tempo atrás contava com mato, cercas de arame farpado e ferrugem, resultado do sucateamento da gestão bolsonarista da refinaria.

Toda decoração é para receber diretores da Petrobrás, políticos e empresários que participam nesta quarta-feira (23) da apresentação do Diesel R5, um novo e diferenciado produto desenvolvido na Repar que proporciona melhor desempenho para os motores e é menos poluente. Possivelmente substituirá o Diesel HBIO nas bombas de todo o país.

A comitiva conta com o governador do Paraná, Ratinho Jr, e seus deputados aliados, o prefeito de Araucária Hissam Hussein, além de gestores da sede da estatal e CEOs de multinacionais como Bosch, Mercedes Benz e Volvo. O que essas figuras têm em comum é que todos eram favoráveis à privatização da Repar, essa unidade industrial do Sistema Petrobrás no Paraná que larga na frente com o lançamento do Diesel R5.

Enquanto os algozes do patrimônio público são recebidos com toda pompa, a maioria absoluta dos trabalhadores da refinaria sequer foi convidada para o evento de divulgação do novo produto. A atual gestão da refinaria tem o hábito de apenas reunir a força de trabalho nos “safety days”, quando alguém já sofreu um acidente e será culpabilizado pela ocorrência.

Mais que flores, o que a refinaria realmente precisa é da solução dos problemas de manutenção das unidades e da recomposição do efetivo de trabalhadores, que hoje está em número muito abaixo do mínimo necessário para a operação segura.