Sindipetro PR/SC cobra do presidente da Transpetro o atendimento à pauta dos trabalhadores

Sergio Bacci visitou unidades no Paraná e Santa Catarina e participou de reuniões com trabalhadores e dirigentes sindicais

[Por Davi Macedo, da imprensa do Sindipetro PR e SC]

O presidente da Transpetro, Sergio Bacci, esteve no Terminal de São Francisco do Sul (Tefran) e de Paranaguá (Tepar) na segunda (19) e terça-feira (20), respectivamente, para visitar as instalações e fazer reuniões com os trabalhadores das unidades, tanto próprios como terceirizados.

Nos encontros, os empregados, além de ouvir as palavras do gestor, puderam fazer colocações e perguntas ao novo presidente da empresa. Em seguida, ocorreram reuniões específicas com o Sindicato, das quais também participaram diretores sindicais de base da Transpetro, que apresentaram pontos críticos dos seus locais de trabalho, a exemplo da manutenção industrial precária e o teletrabalho.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina apresentou a Bacci a pauta de reivindicações dos trabalhadores da Transpetro, um extenso documento que compila vários pontos voltados à melhoria das condições de trabalho e segurança nas unidades, represados ao longo dos últimos sete anos, marcados pela ausência completa de diálogo da gestão com os representantes da categoria.

Diretores sindicais de base também participaram da reunião com o presidente da Transpetro

Entre os itens da pauta, um dos mais importantes é a reestruturação da gestão da Transpetro Sul. Os dirigentes afirmaram que não se trata apenas de trocar nomes e tirar os gestores bolsonaristas e entreguistas que sucatearam as unidades e assediaram os trabalhadores, mas também recriar gerências e setores inteiros que foram desmobilizados e extintos na região Sul. Houve um processo de enxugamento do quadro de empregados visando a privatização e o Sindicato colocou a recomposição como principal preocupação.

O novo presidente assumiu o compromisso de que a Transpetro vai analisar os pleitos e abrir negociação, mantendo o diálogo com o Sindicato. Disse também que haverá concurso público ainda neste ano, mas ainda não no tamanho ideal. Segundo ele, um concurso maior deverá acontecer em 2024.

Os dirigentes colocaram que as conversas têm que sair do campo do discurso, pois nos locais de trabalho ainda não mudou praticamente nada com a nova gestão. A categoria que tanto lutou e resistiu nos últimos anos contra o fascismo na política nacional e dentro da própria empresa espera que essa nova direção atue ao lado dos trabalhadores, a começar pelo atendimento da pauta local (confira o documento no link dos anexos abaixo).

O presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, participou das reuniões com Sérgio Bacci e fez avaliação positiva. “É importante o novo presidente estar nas unidades. É um grande diferencial em comparação com as gestões anteriores. Esperamos que isso se transforme em uma mesa de negociações que atue conjuntamente para sanar as reivindicações dos trabalhadores, emperradas por causa de sete anos de ataques sistemáticos a todos as unidades e empregados próprios e terceirizados da Transpetro”, declarou.