Sindipetro PR e SC denuncia gestão da SIX por favorecimento em contratação de terceirizada

Sindicato teve acesso a documentos que comprovam que a empresa Sathel Energia foi beneficiada de forma extracontratual

[Da imprensa do Sindipetro PR e SC]

A Usina do Xisto (SIX), unidade da Petrobras de São Mateus do Sul (PR), está violando o princípio da legalidade ao se encarregar da manutenção de equipamentos da Sathel Energia S/A. O Sindipetro PR e SC teve acesso a uma série de documentos que comprovam a prática e beneficia a terceirizada de forma extracontratual.

A empresa tornou-se responsável pelo fornecimento de vapor na SIX. O objetivo era reduzir custos através do aluguel de caldeiras para usina e assim apresentar um negócio com falsas características de eficiência.

No entanto, devido aos constantes problemas técnicos e de gestão, a Sathel se utiliza da equipe de manutenção contratada pela SIX para realização desses serviços, os quais deveriam ser integralmente de responsabilidade da terceirizada, como consta em contrato.

Leia também:

Negociata para entrega da SIX a grupo canadense é um escândalo, alerta Sindipetro PR e SC

Ao contrário de como é feito entre empresas privadas, os contratos que envolvem administração pública devem ser seguidos à risca por ambas as partes. Neste caso, tanto a Petrobras como a Sathel violam o princípio da legalidade, pois estão desrespeitando a licitação e o acordo assinado.

Apesar da terceirizada descontar mensalmente os custos das manutenções, a prática é irregular, uma vez que a empresa se utiliza dos recursos da usina em benefício próprio. O Sindicato irá encaminhar as denúncias aos órgãos competentes e espera que os envolvidos sejam responsabilizados.