Sindipetro PR e SC convoca assembleias para debater greve na Repar

Motivo é a aplicação unilateral de jornadas de trabalho excessivas durante a parada de manutenção

[Da imprensa do Sindipetro PR e SC]

Jornadas exaustivas, quase dobrando a carga horária semanal, com convocação de trabalhadores feita de forma informal, e sem qualquer tipo de negociação com o Sindicato. Esse é o modo como a gestão da Repar está (des)organizando os trabalho durante a parada de manutenção da unidade.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina protocolou denúncia na Superintendência Regional do Trabalho do Paraná (SRT), na qual pede a urgente interdição da Repar, e também vai tomar todas as medidas jurídicas para barrar as jornadas de trabalho excessivas na parada de manutenção. Fadiga é uma das principais causas de acidente de trabalho e os empregados da Repar envolvidos na parada estão expostos aos riscos.

Cabe destacar que o trabalho dos petroleiros e petroleiras durante o procedimento de parada de manutenção industrial é extenuante, problema agravado ainda mais por causa da falta de efetivo de trabalhadores na refinaria.

Para além das ações jurídicas e junto aos órgãos competentes, cabe a mobilização e luta da categoria. Por isso, o Sindipetro PR e SC convoca todos os trabalhadores da refinaria para assembleias que irão debater e deliberar sobre greve por tempo indeterminado. Serão cinco sessões, entre os dias 03 e 06 de outubro, todas de forma presencial, em frente à Repar (confira o calendário aqui).