Sindipetro PR e SC 60 anos: ajude a contar essa história!

Além de festividades, o Sindicato prepara um resgate histórico. Auxilie com fotos, vídeos e demais materiais

[Da imprensa do Sindipetro PR e SC]

No dia 15 de junho de 1963, o Ministério do Trabalho emitiu a Carta Sindical do STIEP-PR (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração de Petróleo no Estado do Paraná). A Associação Profissional se transformava em Sindicato e assim se iniciava uma longa trajetória de lutas, resistência e conquistas.

De lá para cá, essa história segue sendo construída através de diferentes gerações de petroleiros, mas que têm em comum os princípios de solidariedade, igualdade, democracia e humanismo e o compromisso classista. Além, é claro, da disposição de luta pela soberania nacional no setor petróleo.

Neste ano, o Sindipetro PR e SC completa 60 anos de existência. Um marco histórico que jamais poderia passar em branco. Por isso, um Grupo de Trabalho foi criado para pensar e desenvolver ações para celebrar essa data. Festa, livro, documentário e túnel do tempo são algumas ideias que estão no planejamento.

Contudo, o Sindicato pede a ajuda dos petroleiros e petroleiras para contar melhor essa história. Se você tiver alguma foto ou vídeo de movimento da categoria, compartilhe com o Sindicato. Também serão aceitos empréstimos de uniformes e equipamentos de uso pessoal que carreguem simbolismos da categoria.

Para colaborar, você pode enviar seus arquivos por e-mail: [email protected], falar com os diretores de base ou ainda ligar para o Sindicato (41 3332-4554). Sua contribuição é muito importante para resgatar a história da nossa categoria.