Sindipetro PE/PB inicia 2024 reunindo aliados na posse da nova diretoria

[Da imprensa do Sindipetro PE/PB]

Uma noite de sexta-feira memorável com a reunião da categoria, familiares, aliados de luta e muita energia militante, assim foi a cerimônia de posse da gestão 2024/2028 do Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba, realizada no auditório do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, no centro do Recife. Uma mesa bastante representativa e um plenário cheio, todas e todos presentes dando uma pausa seja nas férias, seja no clima de festejos pela chegada do ano novo, para saudar uma entidade reconhecida por todo movimento sindical e social como vanguarda na luta por um Brasil justo com os brasileiros e soberano diante do mundo.

Entre as parlamentares presentes, a deputada estadual, Rosa Amorim e a vereadora da cidade do Recife, Liane Cirne, ambas do PT, além de representações dos gabinetes dos senadores da Republica por Pernambuco, Humberto Costa e Teresa Leitão, também do Partido dos Trabalhadores estiveram presentes; a Superintendente Regional do Trabalho, Suzineide Rodrigues também somou-se à mesa; a FUP marcou presença através da dirigente petroleira do Unificados SP, Cibele Vieira, além da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT), Dieese e Sindicato dos Bancários.

Todas as falas seguiram em tom de orgulho pela condução do sindicato até aquele momento, diante de tantos desafios enfrentados pela Classe Trabalhadora nos últimos anos. E saudaram a alegria pela continuidade desse trabalho através da condução do novo Coordenador Geral, Sinésio Pontes. O novo Coordenador do Sindipetro PE/PB realçou o papel estratégico do sindicato que em suas palavras “não vacilou diante da ilegalidade do golpe sofrido pela ex-presidenta Dilma, nem diante da maior injustiça já cometida na história do Brasil, com a prisão do presidente Lula. O sindicato esteve com a FUP nacionalmente resistindo todos esses sete anos em defesa da democracia e da Petrobrás. Agora, junto com o presidente Lula, fortalecendo e valorizando a empresa, iremos reconstruir o Brasil”.

Lourenzon, presente!

Diversas falas resgataram a memoria de Luiz Lourenzon, petroleiro, sindicalista e ativista social, que foi um baluarte na articulação do sindicato no estado, além de sempre ter marcado presença na ligação entre o Sindipetro PE/PB e os movimentos sociais. Sua presença era reivindicada e sentida durante todo evento.

Hora de resgatar a Petrobrás e reconstruir o Brasil

Seja na fala de Rogério Almeida, agora secretário de administração do sindicato, enaltecendo o “orgulho pela nova composição da direção sindical, tendo uma renovação de 30% dos dirigentes. E isso significa a formação de novos quadros dirigentes no movimento sindical da categoria”, ou na fala do Sinésio, resgatando Paulo Freire ao afirmar que “é preciso ter esperança…, mas não do verbo esperar, e sim esperançar… construir… não desistir… juntar-se com outros para fazer de outro modo”, o que se evidenciou é que esta posse foi um arregaçar de mangas, para as lutas que seguirão havendo em 2024, seja na pauta política pelo resgate da Petrobrás enquanto indutora do desenvolvimento sustentável brasileiro, mas também no âmbito da defesa dos interesses e direitos das categorias do ramo petroleiro em Pernambuco, na Refinaria Abreu e Lima, no Terminal da Transpetro em Suape, Copergás e demais empresas privadas onde os trabalhadores atuem enquanto petroleiros, somando-se ainda aos aposentados e pensionistas.