Sindipetro PE/PB articula mobilização por terminal de combustível no sertão de Pernambuco

O diretor financeiro do sindicato, Diego Liberalino, esteve no final de abril, na cidade de Salgueiro, que fica à 513km de Recife, para abrir canal de diálogo com atores políticos locais, visando a retomada das obras da ferrovia Transnordestina, operada pela Companhia Siderúrgica Nacional. Na ocasião, Diego foi recebido pelo prefeito da cidade, Marcones Sá (PSB) e pelos vereadores Eliane Alves (PSB) e Mariano Barros (PDT).

A ferrovia é projetada para ligar o Porto de Pecém, no Ceará e o Porto de Suape, em Pernambuco. Guarda também uma extensão que segue para o interior do Brasil, até a cidade de Eliseu Martins, no cerrado piauiense, o que abre canais de ramificação com a ferrovia Norte-Sul, que passa pelo Maranhão.

Diego ressalta que, ”o sindicato elaborou um estudo para implementar um Terminal de Armazenamento de Combustíveis na cidade de Salgueiro e com isso ajudando a viabilizar o ramal pernambucano, que já está com quase 50% de sua conclusão feita”. A ideia do Sindipetro PE/PB é concentrar esforços para a retomada das obras do trecho ferroviário que liga Salgueiro até Suape, sugerindo investimentos da Petrobrás para a cidade do sertão, o que baratearia o preço dos combustíveis no interior de Pernambuco, além da geração de empregos na região.

[Da imprensa do Sindipetro PE-PB]