Sindipetro-NF – Vinte e quatro plataformas estão no movimento

Indicativo de operação padrão acontece neste sábado, 17. Leia aqui os procedimentos dessa mobilização

Até a manhã deste sábado, 17, 24 plataformas realizaram assembléias e aprovaram indicativo de realização de operação padrão e estão no movimento.  A luta é pela volta do pagamento das Dobradinhas, pelo cancelamento das punições e por avanços em uma nova rodada de negociações.

Veja os Procedimentos da Operação Padrão a ser realizados no sábado, nas plataformas da Bacia de Campos:

1. Seguir rigorosamente os procedimentos do sistema da Petrobras, para a realização qualquer tarefa em cumprimento do disposto no item 1 dos Princípios Operacionais do E&P: “É dever de cada um conhecer e cumprir os procedimentos definidos”.

2. Abrir o procedimento no sistema somente no momento do início de cada tarefa.

3. Não realizar tarefa que não possua procedimento. Nesse caso, conjuntamente com as demais áreas envolvidas, prontificar-se a colaborar na elaboração do procedimento para aquela tarefa. Somente realizar a tarefa quando o procedimento elaborado estiver aprovado no sistema.

4. Ler integralmente o procedimento, verificando o cumprimento de cada item rigorosamente.

5. Utilizar o Manual de Segurança (PG – 27- 01507) e todos os procedimentos que o integram, como guias principais das atividades. Todos os demais procedimentos deverão ser seguidos.

6. Emitir, executar, acompanhar e realizar verificações periódicas de uma única Permissão de Trabalho a cada momento, seguindo rigorosamente o Procedimento PE -27- 01507 MS – PT – PERMISSÃO PARA TRABALHO. Ou seja, cada um dos envolvidos (emitente/coemitente, executante e operador da área) manterá sua assinatura em uma única PT . Somente serão iniciados os procedimentos para a liberação de outra PT, quando a anterior for concluída na forma prevista no procedimento.
Essa limitação durante a mobilização será utilizada para manter o padrão máximo de segurança, observado o disposto na alínea “g” do item 4.4.1 do procedimento Manual de Segurança – Trabalhos Simultâneos (PE-2E7-01692-D), que estabelece como critério para liberação de trabalhos simultâneos a “capacidade da equipe envolvida na sistemática de liberação e acompanhamento em cumprir integralmente os requisitos do PE -27- 01507 MS – PT – PERMISSÃO PARA TRABALHO.”
A decisão sobre quais PTs programadas serão realizadas a cada momento sempre considerará o critério de prioridade para a segurança e a habitabilidade da unidade.

7. Não realizar nenhuma tarefa e não emitir, requisitar ou acompanhar PT´s que exponham trabalhadores a riscos. Considerando os riscos levantados nas pendências de segurança que a Unidade enviou para o sindicato e que ainda não tenham sido solucionadas.

8. Seguir rigorosamente as rotinas de leitura e realização de tarefas rotineiras, priorizando as relacionadas com saúde e segurança.

9. Não realizar tarefa para as quais não esteja qualificado. Considerar as Normas Reguladoras do MTE que exigem qualificação específica como as NRs-10, 13 e 33.

10. Realizar durante o movimento levantamento ou atualização das pendências de segurança enviadas para o sindicato.

11. Não aceitar o assédio para a celeridade das atividades, realizando-as de forma padrão. Denunciar estas tentativas ao sindicato.

12. Comunicar imediatamente ao sindicato todas as anormalidades, incidentes e/ou acidentes ocorridos na unidade durante a mobilização. Informar se eles estão relacionados ao não cumprimento do procedimento da Operação Padrão por parte de gerentes ou pessoas que não aderiram ao movimento.