Sindipetro-NF toma posse de vaga no Conselho Municipal de Saúde de Macaé

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense passou a integrar, no último dia 05 de agosto, uma vaga no Conselho Municipal de Saúde de Macaé. A entidade está representada pelos diretores Benes Júnior e Eider Siqueira, que ocupavam a vaga de titular e suplente, respectivamente.

Além disso, na mesma ocasião formou-se a nova Executiva e as Comissões e o Sindipetro-NF está integrando as comissões de Saúde do Trabalhador e de Saúde Mental com ambos diretores.

“Além da Saúde dos Trabalhadores em geral, precisamos discutir muito bem a Saúde Mental, principalmente neste momento de Pandemia, que muitos passaram a trabalhar em Home-Office, às vezes com excesso de demandas ou com horas além da Jornada de trabalho normal” alertou Benes Junior durante a reunião.

O Conselho Municipal de Saúde, um dos principais instrumentos de controle social na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), é um órgão deliberativo, paritário que propõe políticas públicas em cada município. Cabe ao Conselho Municipal de Saúde fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à área de saúde no orçamento do município, bem como preparar o plano municipal de saúde na Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano Plurianual. O conselho tem uma mesa diretora eleita em plenária respeitando a paridade expressa na Resolução 453/2012. As reuniões acontecem toda primeira quinta de cada mês, seguindo o Regimento Interno. As reuniões, devido à pandemia do Covid-19, estão sendo feitas virtualmente.

[Da imprensa do Sindipetro NF]