O Sindipetro-NF enviou na quinta, 10, ofício para a Vigilância Epidemiológica do município de Campos dos Goytacazes, com solicitação de informações sobre uma possível data de início de vacinação contra a Covid-19 para petroleiros e petroleiras offshore. A solicitação também será enviada às demais prefeituras da região, além da Petrobrás.
O documento registra dados que demonstram que os trabalhadores e trabalhadoras das plataformas e embarcações de apoio à indústria do petróleo estão altamente impactados pelo risco de contaminação.
De acordo com painel mantido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) os casos confirmados de Covid na categoria petroleira somam 5.931 no país, com 4.232 (71%) detectados entre trabalhadores que atuam a bordo das unidades.
O ofício, assinado pelo coordenador do Departamento de Saúde do sindicato, Alexandre Vieira, alerta que esta realidade enfrentada pelos petroleiros offshore acaba por jogar “pressão nos sistemas de saúde dos municípios que possuem a circulação destes no embarque e desembarque dos trabalhadores. Fato este agravado devido à falta de cumprimento por parte das empresas operadoras das recomendações MPT [Ministério Público do Trabalho.”
Leia a íntegra do documento aqui.
[Da imprensa do Sindipetro-NF]