Sindipetro NF recebe denúncia de acidente com trabalhador na P-50

Petroleiro esmagou o dedo mínimo de uma das mãos numa operação. Segundo informações, ele realizava um serviço fora de sua função sob ordem de chefia.





Sindipetro NF

O Sindipetro-NF recebeu a denúncia da ocorrência de um acidente em P-50, aproximadamente às 13h de ontem, 30. O auxiliar de plataforma, Nilson Rosa Julio, funcionário da empresa Navycald, esmagou a ponta do dedo mínimo de uma das mãos quando trabalhava na operação de amarração para off-loading. O empregado desembarcou através do resgate aeromédico.

Segundo informações o trabalhador realizava um serviço fora de sua função, sob ordem da chefia.  Uma atividade altamente periculosa sem treinamento para tal. Petroleiros a bordo informaram que com o fim do contrato do pessoal de náutica e o impasse na contratação de uma nova empresa, não há profissionais suficientes na P-50, habilitados para execução das atividades de embarcação. Para cobrir essa falha na gestão, os trabalhadores estão sendo solicitados pelas chefias para executar tarefas fora de suas funções.

O Sindipetro NF tem conhecimento que a UO-Rio está sem mestre-cabotagem e marinheiros. Tentou substituir com marítimos próprios, mas algumas unidades estão descobertas. Mesmo entre os marítimos próprios, alguns estão com as  CTS – carteiras de Tripulação de Segurança vencidas.

O sindicato cobrou uma posição em relação a esse problema do gerente de SMS da UO- Rio, Jairo Junior, que em sua resposta não reconheceu a falta de pessoal, que acabou causando este acidente.