Sindipetro-NF realiza atos públicos e seminário para lembrar o Acidente de Enchova

25 anos depois do acidente, para o sindicato a insegurança continua…

O Sindipetro-NF realizou na manhã desta terça, 18 dois atos públicos, um no aeroporto de Macaé e outro no heliporto do Farol para marcar a passagem dos 25 anos do acidente de enchova. No domingo, 16, completaram 25 anos do mais trágico acidente em plataforma de petróleo no Brasil. Foi em 16 de agosto de 1984, em Enchova, quando 37 petroleiros perderam suas vidas e quase duas centenas de sobreviventes, entre eles 19 feridos, ficaram permanentemente marcados pela memória do terror que viveram.
 
A tragédia foi provocada por um vazamento num dos poços conectados à plataforma, operada pela empresa Pozos, seguido de explosão, incêndio prolongado e evacuação do convés. Durante a saída de uma das das embarcações de abandono, houve rompimento do cabo do truco, o que provocou a queda da baleeira e as mortes dos ocupantes.

Além dos atos, o Sindicato promove um seminário sobre aspectos jurídicos da segurança na Bacia de Campos, nos próximos dias 19 e 20, aberto aos interessados.Para subsidiar as lutas da categoria, o seminário organizado traz palestras e análises sobre a tragetória de acidentes da Bacia de Campos e de identificação de caminhos jurídicos para responsabilização dos culpados pelos acidentes. O evento acontece na sede da entidade em Macaé (R. Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257 – Centro)

Confira abaixo a programação.

 
Programação

19/08/09 – 18h – I – INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
E RESPONSABILIDADE CIVIL

Esquete Teatral "Infinita Enchova"

Palestra: A política de (in)segurança no trabalho na indústria do petróleo, com o José Maria Rangel, coordenador geral do Sindipetro-NF.

Palestra: Acidentes de trabalho e a responsabilidade civil do empregador, com o desembargador federal do Trabalho da 1ª Região, Marcos Cavalcante.
 
Palestra: Protagonismo dos trabalhadores nas condições de segurança, com Normando Rodrigues, assessor jurídico da FUP e do NF.

Moderação de Andrea Meirelles, assessora jurídica do NF.

20/08/09 – 18h – II – O FUTURO DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO NA BACIA DE CAMPOS

Palestra: Formas de solução de conflitos coletivos – arbitragem do MPT no meio ambiente de trabalho, com o procurador do Trabalho Patrick Maia Merisio.

Palestra: O Dano Punitivo e o direito do trabalho, com o juiz federal do Trabalho da 1ª Região, Marcelo Segal.

Palestra: Relações de trabalho no futuro do pré-sal, com o desembargador federal do Trabalho da 1ª Região, Marcelo Souto de Oliveira, e moderção de Nilson Xavier, presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (AFAT).
 
Palestra: O Sindipetro-NF e suas ações pela segurança no trabalho, com Vitor Carvalho, do Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindipetro-NF.