Sindipetro-NF promove Semana da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, acontece na sede do Sindicato dos Petroleiros…

Sindipetro NF

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, acontece na sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) o II Encontro Kedere de Estudos Afro-Brasileiros de 17 a 19 sexta-feira. O evento é aberto à quem quiser participar e tiver interesse sobre o tema.

A intenção dos organizadores é compartilhar com a população um olhar contemporâneo sobre o negro na sociedade, que permita traçar um paralelo entre o passado e o presente. Para a Consultoria Educacional Kedere, o fato de conhecer e compreender as raízes históricas e permear estes conhecimentos com a realidade atual, pode contribuir para uma valorização e elevação da auto-estima da população negra no espaço nacional e local, bem como o reconhecimento de suas contribuições.

“O Sindipetro-NF já consolidou a comemoração do Dia da Consciência Negra em Macaé através dos eventos que promove há seis anos em seu teatro. Esse ano nos associamos ao Kedere para promover uma semana de debates com estudiosos da área que poderão mostrar à sociedade e aos profissionais da educação toda contribuição dos negros na construção do Brasil e de Macaé” – comenta o diretor cultural, Wilson Reis.

O evento faz parte do projeto MEMÓRIAS NEGRAS: O Negro no Brasil, O Negro em Macaé, idealizado pela Kedere Consultoria Educacional, que busca propiciar a discussão de temas que afetam diretamente a população negra no Brasil e em Macaé, através de palestras e debates para educadores, membros da sociedade civil, servidores públicos e demais interessados.

Programação:

17/11/09 – das 19 às 21 horas

O Tempo dos Povos Africanos com Ph.D. Elisa Larkin Nascimento

18/11/09

9 às 11 horas

Quilombos Macaenses: espaços de luta e diplomacia – Os casos de Carukango e Cruz Sena, com Prof. Ms.Marcelo Abreu 

14 às 16 horas

Ações afirmativas e políticas públicas na Educação com Prof.Dr. Amauri Mendes e Dra Azuete Fogaça

19 às 21 horas

Negro e Africano no Brasil com Ph.D. Elisa Larkin do Nascimento

19/11/09

09 às 11 horas

O olhar negro sobre o dinheiro negro com Luiz Carlos Gá 

11 às 12 horas

Arte afro-brasileira nos espaços educacionais com Luciana Cavalcanti de Sousa de

14 às 15 horas

Identidade, Representação e Auto-reconhecimento com Profa. Conceição de Maria P.A. Rosa

15 às 16 horas

Palestra com Glorya Ramos – Secretaria de Igualdade Racial da CUT/RJ de Tema: Não

16 às 17 horas

Palestra com Cláudio Alberto de Souza – Diretor do SindipetroNF

Participantes:

Amauri Mendes Pereira

Doutor em Ciências Sociais pela UERJ, mestre em Educação pela UERJ, especialista em História da África pelo CEAA da UCAM, e graduado em Educação Física e Desportos pela UFRJ. Atualmente é professor de Sociologia da UEZO-RJ. Membro da diretoria da ABPN.

Azuete Fogaça

Dra em Educação pela UFRJ, mestre em Educação pela UNICAMP, graduada em Pedagogia pela UFRJ. Atualmente é Professora Associada da UFJF. Fundadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFJF.

Conceição de Maria P.A. Rosa

Subsecretária Municipal de Educação na Saúde, Cultura e Esporte de Macaé. Licenciatura em Letras, Pós Graduada em Literatura Brasil, Portugal e África, Pós-Graduada em Estudos Históricos e Culturais da Diáspora Africana. Ex-Diretora do SINDIPETRO-NF, Departamento de Cultura, Esporte e Lazer(2002-2007), Ex-Presidenta da Fundação Macaé de Cultura(2007-2008)

Elisa Larkin Nascimento

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York, Escritora. Co-fundadora e atual presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), Curadora da exposição “Abdias Nascimento 90 Anos  Memória Viva”, cordena a organização do acervo que se encontra sob a guarda do Ipeafro.

Luciana Campos Cavalcanti de Sousa

Mestranda em Antropologia da UFF. Especialista em Estudos Culturais e Históricos da Diáspora e Civilização Africana. Possui Licenciatura em Educação Artística pela UFRJ, membro fundador do grupo Kedere Consultoria Educacional .

Luiz Carlos Gá

Designer gráfico, Especialista em Estudos Culturais e Históricos da Diáspora e Civilização Africana, graduado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ, militante atuante do Movimento Negro no Rio de  Janeiro.

Marcelo Abreu Gomes

Historiador e professor de História, doutorando em Ciências da Educação (UAA-PY/UJAEN-ES), Mestre em Ciências da Educação, autor de quatro livros sobre História Regional e diversificada pesquisa para TVs, Cinema, Teatro, Carnaval.

Entrevistas

Caso a imprensa tenha interesse em entrevistar as viúvas ou diretores do sindicato favor entrar em contato com a imprensa do Sindipetro-NF.