Sindipetro NF – operação padrão na Bacia de Campos teve saldo extremamente positivo

O coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, fez um balanço da Operação…

Sindipetro NF

O coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, fez um balanço da Operação Padrão em 26 plataformas da Bacia de Campos. O diretor sindical considerou o protesto “extremamente positivo” e lembrou que a categoria se mostrou atenta ao novo formato surpresa de mobilização, acompanhando o site da entidade e seguindo os procedimentos.

“Os trabalhadores têm discutido, em dois seminários que realizamos, formas de mobilização que contenham antídotos para as reações da Petrobrás. Dessa vez, nós seguramos o indicativo até o último momento e a categoria demonstrou confiança no sindicato no encaminhamento”, disse Rangel.

O coordenador do NF também comentou o fato de nem todas as plataformas terem aderido ao movimento. Para ele, é natural que, em um primeiro momento, muitos trabalhadores demonstrem resistência a uma nova forma de manifestação. “Quando começamos a fazer manifestação de não emissão de PTs, apenas cinco plataformas aderiram, depois as demais compreenderam que o formato dava resultado e impactava a rotina da Petrobrás”, avalia.

José Maria adiantou que novos indicativos surpresa serão feitos na Campanha Reivindicatória. O sindicalista chegou a afirmar que a intenção é não mais haver calendário de mobilização, com datas fixadas com muita antecedência. “Numa guerra, a surpresa é fundamental”, comentou.

A invasão da página do Sindipetro-NF na internet, ocorrida na noite de sexta-feira, não prejudicou o movimento , na avaliação de Rangel. Segundo ele, a categoria, experiente em outros revezes em mobilizações, até se mostrou mais atenta e informada durante toda a organização e execução do movimento.