Sindipetro NF discute vários temas da categoria com gerências de RH da Petrobrás

A diretoria do Sindipetro-NF esteve reunida nesta semana, na quarta, 24, com representantes…

Sindipetro NF

A diretoria do Sindipetro-NF esteve reunida nesta semana, na quarta, 24, com representantes das gerências de Recursos Humanos locais e do E&P. Entre os temas discutidos estiveram a conquista da hora extra da passagem de serviço do pessoal da manutenção e pendências acerca das punições da greve de março de 2009.

Confira abaixo um resumo dos assuntos tratados:

Passagem de serviço do Pessoal de Manutenção

A empresa inicialmente propôs que o pagamento da passagem de serviço fosse concedido gradualmente nas unidades, iniciando pela PCE-1 e pela P-65, locais em que a nova estrutura já está implantada. O sindicato insistiu que o pagamento fosse definido para todos simultaneamente. A empresa apresentou na sexta, 26, a decisão de passar a pagar a passagem de serviço para todo o pessoal em turno da manutenção, como cobrou o sindicato, a partir de 1º de março próximo.

O sindicato voltou a cobrar a retroatividade deste pagamento, mas a empresa não se posicionou a este respeito.

Apontamento de frequência do pessoal que a empresa considera sem escala definida

O sindicato discute o tema com os RHs há bastante tempo. O primeiro caso foi o do pessoal da ISBM. Para a entidade, os apontamentos não podem gerar um excesso de débitos que prejudiquem os empregados e, ao mesmo tempo, gerar situações de pagamento de horas extraordinárias. O NF defende que é preciso pontuar a frequência de forma a manter equilibrada a relação entre folga e trabalho.

Os RHs informaram que realizarão um fórum nacional que incluirá esse tema, nos dias 9, 10 e 11 de março. Participarão do fórum todos os gerentes da ARH do E&P e, segundo a gerência de RH, serão definidas diversas questões relacionadas a frequência.

O sindicato cobrou que, logo após o evento, a empresa apresente uma solução para os apontamentos de frequenca.

Hora extra do intervalo entre jornadas

O sindicato voltou a cobrar que seja criado um código automático para o pagamento da hora extra do intervalo entre jornadas para o pessoal de regime de turno nas plataformas. O RH alegou dificuldades para a criação do código e informou que ocorreram mudanças na forma de apontamento que tornaram a rotina mais consistente.

Hospedagem para cursos

O sindicato cobrou um posicionamento da Petrobras sobre a hospedagem para a realização de cursos no período de embarque dos petroleiros de plataformas. O RH continua negando a hospedagem, alegando que a lotação do pessoal é na região e informou que, com o objetivo de viabilizar a realização dos cursos, pretende limitar o tempo de realização para no máximo uma semana.

Além disso, os representantes da empresa disseram que continuam praticando os critérios já conhecidos para a antecedência da convocação de, no mínimo, cinco dias. O sindicato considera insuficientes as providências adotadas e defende que o hotel seja concedido, da mesma forma como nos cancelamentos de vôo para o pessoal que reside fora da região.

O NF também defende a realização dos cursos no período de embarque, desde que não haja a redução do efetivo.

P-10

Os RH´s informaram que a P-10 será transportada para realizar atividades na Bacia de Campos. Os petroleiros da unidade passarão a receber a meia folga referente à ocorrência de desembarque.

Aeroporto de Cabo Frio

Os RH´s informaram que a empresa está estudando a utilização do aeroporto de Cabo Frio para troca de turmas das plataformas da área sul, a partir de abril de 2010. O sindicato manifestou preocupação com as condições de infraestrutura do terminal de passageiros do aeroporto e com as condições de segurança das operações.

O sindicato passou vários anos criticando a inércia da Petrobrás em relação à adoção de alternativas aos atuais pontos de embarque e desembarque. A entidade avalia que, se essas críticas tivessem sido consideradas, já estariam disponíveis opções mais estruturadas para atender a demanda. A empresa apontou como solução a construção de um aeroporto em Farol de São Tomé, que ainda não saiu do papel.

Punições da greve nas fichas dos empregados e desdobramentos

Os representantes das gerências de RH informaram que, até o fim de fevereiro, será registrada nas fichas dos petroleiros a anistia para as punições da greve de março de 2009. O sindicato alertou para os desdobramentos da punição como, por exemplo, a não concessão do nível por antiguidade. Os RH´s comprometerem-se a revisar essa concessão, corrigindo onde couber.

Nova estrutura das plataformas

Foi feita uma apresentação da nova estrutura nas plataformas, com a extinção do cargo de COFAC e a criação de supervisores de mecânica e de elétrica/instrumentação. De acordo com os RH`s, a nova estrutura já foi aprovada pela diretoria executiva da Petrobrás e a implantação será em 180 dias a partir de abril de 2010.