Sindipetro NF denuncia que incêncio ocorrido em plataforma da Bacia de Campos poderia virar tragédia

A diretoria do Sindipetro-NF, através do diretor Vitor Carvalho, está participando da Comissão de Investigação do acidente de PCH-2…





Sindipetro NF

A diretoria do Sindipetro-NF, através do diretor Vitor Carvalho, está participando da Comissão de Investigação do acidente de PCH-2. Ele informou nesta quinta-feira, 27, as bombas vão descer da plataforma para uma inspeção em busca da causa do incêndio.

Na noite de quarta, 19, um incêndio de grandes proporções atíngiu o módulo 5 da plataforma, onde estão localizadas as bombas de transferência de óleo. O sindicato foi informado pela gerência do ativo Norte/Nordeste do ocorrido e que não haviam feridos.

Trabalhadores da Bacia de Campos informaram que o incêndio foi de grandes proporções e podia ser observado de longe, tendo durado mais de uma hora. O sindicato também recebeu denuncias individuais de trabalhadores sobre o sistema de dilúvio da plataforma. Davam conta que o sistema não havia funcionado na emergência e que estaria inoperante aguardando a quitação das recomendações de um Relatório Técnico de Inspeção do tipo A (parada imediata). Ainda segundo denuncia, o técnico responsável pela emissão do relatório teria sido obrigado a desembarcar por tê-lo emitido.

Segundo informações divulgadas pelo site Portal Marítimo um aviso via rádio foi disparado às 22h50 solicitando apoio de embarcações próximas. Em seguida, o portal divulgou que o fogo foi apagado com ajuda de barco que combate incêndio.

Na tarde da sexta, 21 representantes da diretoria do sindicato estiveram na sede de Imbetiba, em reunião sobre o incêndio solicitada pela Empresa. Durante a reunião, representantes da Petrobrás apresentaram ocorrência na sua  visão. Os gerentes presentes afirmaram que o incêndio durou minutos, e que o dilúvio e as demais proteções e alarmes funcionaram normalmente. Porém reconheceram que há uma RTI A para o sistema de incêndio do módulo 7.

Avisos
 Em dois documentos constavam que havia problemas no sistema de incêndio. Na lista de pendências, o ítem 8 reclama de deficiências no sistema de incêndio e dilúvio há três anos.  Uma anotação na ata da CIPA também relatava deficiências do sistema de incêndio desede setembro do ano passado.

Informe

No dia 22 de janeiro o NF encaminhou um documento aos Companheiros da plataforma solicitando que realizassem assembléia para enviar informações sobre a ocorrência. O Sindicato reafirma sua posição e solicita aos companheiros que encaminhem as informaçoes o mais rápido possível. Esses dados possibilitam uma atuação ainda mais qualificada da direção sindical.