Sindipetro-NF comemora Consciência Negra com evento no dia 24, na sede de Macaé

Palestra, exposição, apresentação de coral e tributo à Josias Amon fazem parte da programação.





 Sindipetro NF

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra e ao Ano Internacional do Afrodescendente, o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) promove nesta quinta, 24, um dia de eventos aberto à categoria petroleira e sociedade. Às 10 horas, a palestra “O Negro e o Poder” com a Subsecretária Municipal de Educação na Saúde, Cultura e Esporte de Macaé, Conceição de Maria e a secretária de Combate ao Racismo da CUT/RJ, Glorya Ramos, abre o dia.

Às 19 horas será inaugurada no hall cultural do sindicato a exposição da artista plástica niteroiense, Beth Medeiros. Autodidata, desenvolveu técnicas próprias com texturas e cores que refletem a influência negra e indígena presentes na cultura brasileira. Possui obras divulgadas pela empresa NOVICA National Geographic e atualmente faz parte do quadro de oficineira de artes da Secretaria Municipal de Educação de Macaé.
 
 Em seguida, no teatro do sindicato será realizado um tributo ao artista Josias Amom. Ator, diretor e professor de teatro teve forte atuação no movimento negro de Macaé, inclusive assumindo o cargo de vice-presidente da CORAFRO. Estreou no cinema no filme Sem Controle, que trata da saga do último condenado a morte no Brasil, Motta Coqueiro. Estreou na televisão em 1984 na minissérie Tenda dos Milagres. Em seguida trabalhou nas novelas Dona Beija (1985), Mãe de Santo (1986), Pacto de Sangue (1989) e Kananga do Japão (1990). Trabalhou também na minissérie O Pagador de Promessas (1987), dirigida por Tizuca Yamasaki. Faleceu em 24 de julho de 2009.
 
O encerramento será em clima divino com uma apresentação do coral gospel Cantai 100. Sediado na 3ª Igreja Batista, em Macaé RJ, o coral Cantai possui estilo próprio e envolve cerca de cem pessoas.
 
“O Sindipetro-NF consolidou a comemoração do Dia da Consciência Negra em Macaé através dos eventos que promove há oito anos em seu teatro. Esse ano debatermos a presença do negro nos espaços de poder e como não podíamos deixar de tocar na parte cultural faremos uma exposição de peças que remetem à cultura africana e fecharemos o dia com a apresentação do Coral Cantai 100” – comenta o diretor cultural, Wilson Reis.
 
Programação:
 
24/11/2011
10 horas
Palestra: O Negro e o Poder
Com a Subsecretária Municipal de Educação na Saúde, Cultura e Esporte de Macaé, Conceição de Maria e a diretora da CUT/RJ, Gloria Ramos
 
19 horas
Inauguração da exposição da artista plástica. Beth Medeiros
 
20 horas
Apresentação do Coral Cantai 100
 
 
Entrevistas
Caso a imprensa tenha interesse em entrevistar diretores do sindicato favor entrar em contato com a imprensa do Sindipetro-NF.
 
Mais informações
 
Assessoria de Comunicação do Sindipetro-NF
Jornalistas: Fernanda Viseu e Vitor Menezes
Macaé: (22) 2765-9550 – Campos: (22) 27331530