Sindipetro-NF cobra TAC para coibir desvio de função em revistas de bagagens nos embarques para plataformas

Na terça, 19, o Sindipetro-NF  participou de mais uma reunião com a Petrobras, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) para tratar do desvio de função dos Técnicos de Segurança e a revista de bagagens.

Na reunião a Petrobras informou que não usará os técnicos de segurança próprios ou contratados para fazer a revista. Disse que vai avaliar os contratos existentes para definir quem ficará responsável pela revista das bagagens.

Questionada novamente pelo sindicato sobre a revista das bagagens das trabalhadoras serem realizadas por mulheres, a Petrobrás disse que entende não ter contato corporal e por isso não haveria necessidade da revista ser feita por outras mulheres.

O diretor do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, disse em reunião que não via efetividade na revista e que seria melhor a empresa realizar um trabalho de formação e conscientização e sugeriu que fosse elaborado um procedimento detalhando essa revista.

Na última reunião em março, a Petrobrás assumiu o compromisso de construir um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para solucionar o problema o problema, mas até agora não foi feito. O Sindipetro-NF se comprometeu a ajudar na redação desse termo.

[Da imprensa do Sindipetro NF]