Sindipetro-NF apresenta ao ministro do Trabalho dossiê sobre Bacia de Campos

Os dirigentes do NF manifestaram preocupação com os acidentes constantes na região e o risco de que volte a ocorrer uma tragédia…





Sindipetro-NF

Diretores do Sindipetro-NF foram recebidos pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, na quarta, 23, em Brasília. Os sindicalistas levaram dossiê com a coletânea de boletins Nascente com denúncias da insegurança na Bacia de Campos e cópias dos relatos dos trabalhadores sobre as condições de risco nas plataformas.

Os dirigentes do NF manifestaram preocupação com os acidentes constantes na região e o risco de que volte a ocorrer uma tragédia. No dossiê, há cópias de boletins publicados antes do caso P-36 que mostram situações muito semelhantes às vivenciadas atualmente pela categoria.

O sindicato registrou ainda o caso específico da Brasdril. A empresa é campeã de acidentes, inclusive com mortes e mutilações.

Foi entregue ao ministro o levantamento de descumprimento de Normas Regulamentadoras em plataformas da Petrobrás, que foi feito a partir de indicativo do sindicato para marcar a passagem dos dez anos do caso P-36, tragédia que também foi lembrada no encontro. Um exemplo unânime entre os relatos dos trabalhadores é o de que não está sendo divulgado o Programa de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA). 

O sindicato cobrou a implantação de mais equipes de fiscalização disponíveis para a atuação em plataformas e maior duração das inspeções, com pernoite dos auditores a bordo.

Terceirizados

Também foi exposta ao ministro a situação de discriminação aos terceirizados e a necessidade desta categoria ter relação trabalho e folga de 1 para 1,5, como o pessoal próprio da Petrobrás. Foi denunciado ainda que embarques extras durante a folga têm provocado insegurança. Para o NF, é preciso recompor o efetivo da Petrobrás e terceirizadas para que não haja embarques extras.

A audiência foi agendada pelo deputado federal Chico D´Ângelo (PT-RJ). Participaram os diretores do NF José Maria Rangel, Marcos Breda, Valter de Oliveira e Thiago Magnus. O ministro ouviu as reivindicações do sindicato e se comprometeu a analisá-las e encaminhá-las naquilo que estiver em consonância com as atribuições do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os relatos completos serão divulgados na próxima edição do Nascente. O sindicato ainda recebe os levantamentos das plataformas que ainda não enviaram as informações para a entidade.