Sindipetro-NF alerta para riscos na plataforma P-25

 
De 8 a 10 de novembro aconteceu a bordo de P-25 uma auditoria do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que foi acompanhada pelo diretor do Sindipetro-NF, Tadeu Porto. A auditoria dura a semana toda.
 
Segundo Porto, foram encontrados problemas bem graves na plataforma, como a localização do tanque de Biocida, que é uma pendência de CIPA com mais de três anos. O diretor também alerta para o fato desse produto ser muito tóxico e o tanque estar instalado em cima de um andaime, sem nenhum tipo de contenção.
 
O diretor do NF verificou a bordo que a integridade da plataforma está muito comprometida. “A grande evidência disso é a quantidade bandagens existentes, nas quais muitas não tem sequer identificação. Linhas de produto químico, água quente ou óleo estão apresentando alto grau de corrosão e possuem essas bandagens” – disse Tadeu. 
 
Ele alerta para a existência de estudos de risco que recomendavam ações que não foram implementadas. Cita como exemplo a não existência de proteção passiva nos conectores dos risers. Além de situações que foram apontadas em auditoria interna, mas que também foram ignoradas, fazendo com que a Petrobrás venha a pagar multas milionárias mesmo sabendo da existência desses desvios
 
“Vamos acompanhar de perto o relatório final da ANP, pois os desvios que conseguimos observar embarcado na plataformas são críticos, na visão do Sindipetro-NF”, comenta Porto.
 
Fonte: Sindipetro-NF