Sindipetro-MG comemora meio século de lutas e conquistas

FUP

Neste sábado, 02, o Sindipetro-MG comemora cinqüenta anos de existência, resgatando uma trajetória de lutas e resistência. Os trabalhadores e militantes, protagonistas dessa história, serão os homenageados do sindicato, em uma grande festa, que reunirá antigas e atuais gerações do movimento sindical mineiro, no Clube Labareda, em Belo Horizonte.

O Sindipetro-MG foi criado em agosto de 1963, em meio aos ataques da direita contra o governo João Goulart. Após o golpe militar, em 1964, diversos petroleiros e dirigentes sindicais mineiros foram cassados, presos, torturados, exilados e até mortos. O Sindipetro, apesar da repressão e mantendo-se quase que na clandestinidade, continuou firme, organizando a categoria em Minas Gerais.

Após uma longa luta pela reintegração dos petroleiros anistiados, que foram cassados e demitidos pelo regime militar, o Sindipetro-MG cerrou fileiras pela redemocratização do país, pela retomada dos direitos da categoria e pelo combate às privatizações das eras Collor e FHC. Após as greves de 1994 e 1995, o sindicato resistiu novamente às demissões, truculências e arbitrariedades, desta vez em pleno regime democrático.

“Após a eleição de Lula, nosso sindicato, fruto da organização nacional da categoria, através da FUP, mobilizando os trabalhadores, começou a refazer tudo que foi destruído desde a ditadura militar até o fim do governo FHC. Foram inúmeras conquistas nessa última década, tanto para a ativa, quanto para os aposentados”, ressalta o coordenador do sindicato, Leopoldino Martins.

A FUP parabeniza todos os petroleiros mineiros por esses 50 anos de luta e resistência, que são a marca da nossa categoria e só reforçam a importância de uma organização sindical classista.