Sindipetro ES inicia caravana pelo estado contra as privatizações da Petrobrás

A Caravana dos Petroleiros vai rodar o interior do Espírito Santo, dialogando com a população sobre os prejuízos das privatizações e da redução dos investimentos da empresa no estado. Ação terá também venda subsidiada de combustíveis a preços justos

[Da imprensa do Sindipetro ES]

A partir desta semana, o Sindipetro/ES inicia uma nova ação em defesa da Soberania Nacional e da manutenção da Petrobrás no Espírito Santo. A nossa Caravana dos Petroleiros chega a São Mateus, primeira parada de uma série de municípios para onde vamos conversar com a comunidade sobre a importância da Petrobrás para as cidades e para o nosso estado, como um todo.

“Vamos demonstrar, através de estudos e pesquisas de instituições sérias, como Ineep, Ufes e Dieese, que a venda das unidades da Petrobrás vai trazer desemprego, redução de arrecadação para os municípios, queda nos investimentos da cidade, além de sérios problemas econômicos e ambientais para as regiões afetadas”, explica o coordenador geral do Sindipetro/ES, Valnísio Hoffmann.

A Caravana dos Petroleiros vai passar pelas cidades que vão ser mais impactadas com a saída da Petrobrás, com a substituição dessa empresa histórica e de grande relevância nacional e internacional por empresas pequenas, sem experiência e com pouca capacidade econômica de investimento.

As atividades começam neste mês de abril, com São Mateus sendo o primeiro ponto de parada. Também serão visitados os municípios de Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares e Presidente Kennedy.

“Esperamos visitar municípios de todo o estado, do Sul ao Norte, conversando com a população e com as forças políticas de cada cidade sobre a importância de barrar a privatização desmedida da Petrobrás, e que vem sendo realizada a toque de caixa e sem nenhuma vantagem para os capixabas”, defende Hoffmann.

Primeira parada: Praça da Rodoviária, em São Mateus

Nesta sexta-feira, dia 08 de abril, acontece uma das ações da Caravana dos Petroleiros. Vamos estar na Praça Mesquita Neto, conhecida como Praça da Rodoviária, no Centro de São Mateus. A partir das 09 horas faremos o sorteio de 50 cupons com descontos de R$ 70 (setenta reais) para a compra de gás de cozinha.

“Um dos grandes problemas provocados pelas privatizações das unidades da Petrobrás está no preço dos combustíveis. Enquanto se usa o discurso de que ao privatizar amplia-se o mercado e favorece a disputa, promovendo queda nos preços; o que vemos, na realidade, é o extremo oposto. Essas empresas pequenas que assumem os ativos da Petrobrás não têm condições financeiras para disputar com o preço definido internacionalmente, e acabam ainda mais reféns do valor do barril do petróleo e da cotação do dólar. O que vemos é o preço da gasolina ainda mais alto, a cada semana, assim como o valor do gás de cozinha”, reforça Valnísio Hoffmann.

Durante a ação, serão apresentados dados que apontam o risco da privatização da Petrobrás para toda população capixaba, além de mostrar como esses efeitos já estão impactando a cidade de São Mateus, que recentemente teve suas últimas unidades e o Terminal Norte Capixaba colocados à venda.