Sindipetro ES e agência Pulso realizam 1º Encontro Capixaba de Comunicadores Digitais

O Sindipetro Espírito Santo e a agência de comunicação Pulso Conteúdo realizam entre os dias 22 e 23 de junho o Primeiro Encontro Capixaba de Comunicadores e Ativistas Digitais.  Com a provocativa chamada “Redes, Riscos e Ruas: A nova (des)ordem da informação”, o evento reunirá comunicadores, influencers, podcasters e diversos profissionais e ativistas de comunicação de  movimentos sociais e sindicais.

O encontro será realizado na Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e tem vagas limitadas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da Pulso.

Veja a convocatória e a programação do evento:

“Redes, Riscos e Ruas – A nova (des)ordem da informação” tem como principal objetivo atualizar e aprofundar o debate sobre a atuação e a organização nas redes sociais, tendo como foco a defesa da democracia contra a máquina de desinformação e disseminação do ódio da extrema-direita. Pretende ser um espaço de diálogo e debate a respeito desses temas que circundam a comunicação, principalmente para movimentos sociais e sindicais, atores políticos e estudantes de comunicação.

‌O Bolsonarismo não acabou após o processo eleitoral. Em consonância ao que acontece em outros lugares do planeta, a extrema-direita brasileira continua organizada e cada vez mais radicalizada, disseminando o ódio na base da mentira, a partir de um ecossistema de redes sociais capilarizado e atuante, do qual as esquerdas ainda têm muita dificuldade ocupar.

‌Essa dificuldade cria um vácuo de atuação nesse espaço – que é virtual, mas com fortes implicações no “mundo real” – promovendo o cenário ideal para grupos bolsonaristas e golpistas atuarem sem contraponto às suas ideias. As consequências mais explícitas dessa radicalização, lenta e gradual, operada por anos de consumo de informações mentirosas, estiveram expostas no último dia 08 de janeiro, quando golpistas invadiram e destruíram as sedes dos três poderes, em Brasília.

‌E para tornar tudo ainda mais desafiador, a mídia corporativa segue cumprindo com seu papel histórico de defesa dos interesses da burguesia e na promoção da ideologia neoliberal. Dessa forma, cabe às esquerdas – militantes, atores políticos, movimentos sociais e organizações sindicais – saber qual caminho seguir para dialogar com a sociedade, e o mais rápido possível. O que torna as redes espaços cruciais de organização e mobilização, além de defesa, disputa e construção política.

O evento é gratuito! E as vagas são limitadas, por ordem de inscrição!

Público Alvo: jornalistas, profissionais de comunicação de sindicatos e organizações sociais, lideranças comunitárias e políticas, dirigentes sindicais, ativistas digitais e estudantes de comunicação.

Quando: 22 e 23 de Junho de 2023
Local:  Faculdade de Direito de Vitória (FDV) – Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, 215 – Santa Lúcia – Vitória – ES

PROGRAMAÇÃO

22 de Junho 2023 – Quinta-feira

9h às 10h – Café da Manhã e Credenciamento.

10h – MESA 1 | A nova (des)ordem da informação: Desafios táticos e políticos da comunicação de rede para o campo progressista.

Marina Pita – Coordenadora-geral de liberdade de expressão e combate à desinformação/ Secretaria de Políticas Digitais do Governo Federal.

Flávia Lefèvre – Advogada e Mestre em processo civil pela PUC/SP , Especialista em Direitos Digitais.

Orlando Calheiros –  Podcaster, idealizador do projeto Cálice e apresentador  Benzina e Pop Cult.

12h– Almoço‌

14h  MESA 2 | A nova (des)ordem da informação: Criação de uma Rede Alternativa de Comunicação

Thainã de Medeiros – Coletivo Papo Reto.

Fausto  Salvatori  – Ponte Jornalismo.

Integrante – Mídia Ninja.

Mediação: Mirela Adams – Diretora Executiva Pulso.‌

16h – Lanche‌

16h30/ 19h – Oficinas Simultâneas

1- Podcast: Formatos e linguagens – Como produzir um podcast legal!  Com Cristiano Botafogo – Podcast Medo e Delírio em Brasília e Domênica Mendes – Podcast Central 3.‌

2- Como conquistar audiência no TIKTOK e Instagram. Com  Dimitra Vulcana – Influenciadora Marxista e Josué Alves Professor História e Tiktoker.

3-  Como criar conteúdo / storytelling. com  Victor Magnoni –  O Parcial e Carolline Sardá – Ciberativista.

4-  Mobilização Popular nas redes. Com Laura Sabino – Youtuber/ Comunicação MST/MG e Humberto Matos – Youtuber/ Coletivo Soberana.

‌23 de Junho 2023 – Sexta-feira

9h às 10h30 – Mesa 3 | Redes, Riscos e Ruas: Internet como campo de batalha ideológica e a necessidade da organização para além das redes sociais.

João Carvalho – Apresentador “Pororoca de Chorume” no Youtube e Podcaster.

Wesley Lima – Coordenador de Comunicação do MST.

Camila Valadão – Deputada Estadual. PSOL-ES.

Mediação: Marcelo Siano – Historiador.

10h30 – Intervalo

10h45 – Mesa 4| Marketing de Influência: a criação de uma rede de produtores de esquerda e o Case Arrastão Digital Pulso

Maristela Vasconcelos –  Diretora de Conteúdo da NMA (Agência de Marketing de Influência).

Mariana Antoun – Estrategista Digital e de Escuta Social, Gestão de imagem e reputação Online.

Mediação: Lui Machado – Estrategista de Mídia Pulso Conteúdo.

12h30 – Almoço

14h30/ 17h – Oficinas Simultâneas

1- Como fazer campanhas / anúncios pagos para as redes (Meta e Google). Com Dani Ocleys – Social Mídia Pulso Conteúdo e Lui Machado – Estrategista de Mídia Pulso Conteúdo.

2- Oficina de Dados: Como encontrar esses dados e os utilizar para fazer a estratégia de rede. Com Henrique Parra Filho – Especialista em dados – Boca de Lobo.

3-  Marketing de Influência: O que é, importância e como fazer. Com Maristela Vasconcelos – Agência NMA.