Na noite de quinta-feira, 03, o Sindipetro-ES realizou uma Assembleia Virtual e os petroleiros capixabas aprovaram, por maioria absoluta, a contraproposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Foram 399 votos a favor, 62 rejeições e 06 abstenções. A categoria também votou a redução da mensalidade sindical para 1% do salário líquido: foram 385 votos a favor, 21 rejeições e 44 abstenções.
Após intensa avaliação, o Conselho Deliberativo da FUP indicou a aceitação da última contraproposta apresentada pela gestão do Sistema Petrobrás. A decisão da FUP levou em consideração a manutenção por mais dois anos das conquistas históricas da categoria petroleira no ACT e, consequentemente, a garantia do emprego por igual período.
Esses pontos foram decisivos para que a contraproposta fosse levada a votação da categoria.
“Tivemos uma boa participação e o petroleiro demonstrou ter muita consciência sobre o contexto atual – de grave crise humanitária, onde a miséria e o desemprego crescem assustadoramente. A categoria mostrou que confia nos seus representantes sindicais e que está unida em torno de um mesmo objetivo: lutar pelos nossos direitos e por mais justiça social. Agora é hora de nos concentrarmos no combate a venda das unidades da Petrobrás no Espírito Santo”, avalia o coordenador geral, Valnísio Hoffmann.
Nossa luta é em favor de todos e do futuro de nossas famílias! A manutenção do Acordo Coletivo de Trabalho é uma grande conquista da categoria e vamos continuar avançando em nossa luta! Estamos juntos!
[Da imprensa do Sindipetro-ES]