Trabalhadores que responderem ao questionário terão os dados preservados e mantidos sob sigilo. Objetivo é contribuir para a pesquisa científica no campo da psicologia do trabalho
[Da imprensa do Sindipetro-PR/SC]
A rotina dos petroleiros durante a pandemia do coronavírus virou objeto de pesquisa científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A disciplina de Psicologia do Trabalho, do Departamento de Psicologia, firmou parceria com o Sindipetro PR e SC para realizar coleta de dados sobre o cotidiano dos trabalhadores e sua vida social.
O questionário é voltado a todos os petroleiros da ativa, próprios e terceiros, nos estados do Paraná e Santa Catarina. A categoria tem até 16 de julho para acessar a pesquisa (clique aqui) e responder as questões.
O projeto de pesquisa surge com a constatação de que as situações de trabalho foram desveladas e até mesmo intensificadas na pandemia, seja pelo trabalho em home office ou presencial. Além disso, sugere a introdução do questionário, “o trabalho invadiu a vida privada e a família acaba por participar mais intensamente da vida do trabalhador(a). Isso ocorre com diferentes modos de ser família e da mesma se organizar. Estar trabalhando em casa ou de modo presencial pode ser, também, um fator que possibilita ou facilita o assédio moral”.
A partir da coleta e análise dos dados, será feito um relatório para subsidiar um plano de ação que busque promover melhorias nas condições de trabalho, com ênfase na saúde mental. Os dados fornecidos serão mantidos em absoluto sigilo e a não exposição e a não identificação dos participantes está garantida.