Sindipetro denuncia vazamento em caldeiras da Reduc e risco grave de acidente

O Sindipetro Caxias denunciou ao IBP, à COMCER, ao MTE e à FUP RISCO GRAVE E IMINENTE nas caldeiras SG-2001 e SG-2002, da Casa de Força, da Refinaria Duque de Caxias. 

O Sindicato recebeu denúncia da Operação, na segunda-feira dia 22/08/16, de que ambas as caldeiras estão furadas há mais de 30 dias.

Sendo assim, a direção do Sindicato compareceu à Casa de Força da Reduc para verificar se o fato, que estava registrado nos Livros da NR-13 dos equipamentos citados.

Ocorre, porém, que o sindicato não teve acesso aos Livros. Os dirigentes da entidade foram informados pelo Técnico de Operação Fortunato que o sindicato não poderia ver os registros.

O sindicato procurou o Gerente de Inspeção Adriano, que manteve a informação do TO Fortunato, demonstrando total desrespeito à NR-13.

Segue a Norma:

13.4.1.9 O Registro de Segurança deve ser constituído por livro de páginas numeradas, pastas ou sistema informatizado com confiabilidade equivalente onde serão registradas:
a) todas as ocorrências importantes capazes de influir nas condições de segurança da caldeira;
b) as ocorrências de inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, devendo constar a condição operacional da caldeira, o nome legível e assinatura de PH e do operador de caldeira presente na ocasião da inspeção.
13.4.1.10 Caso a caldeira venha a ser considerada inadequada para uso, o Registro de Segurança deve conter tal informação e receber encerramento formal.
13.4.1.11 A documentação referida no item 13.4.1.6 deve estar sempre à disposição para consulta dos operadores, do pessoal de manutenção, de inspeção e das representações dos trabalhadores e do empregador na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, devendo o empregador assegurar pleno acesso a essa documentação.

O Sindicato soube através do TO Fortunato e do PH Álvaro que, apesar das Caldeiras estarem furadas e operando a mais de 30 dias, não foi feito o relato no Livro de Segurança como estabelece a NR-13.

Sendo assim o sindicato solicita a Parada imediata das Caldeiras SG-2001 e SG-2002 para a manutenção e que os fatos sejam registrados no Livro de Segurança.

Fonte: Sindipetro Duque de Caxias