Sindipetro conquista assento no Conselho Municipal de Saúde de Curitiba

Bancada petroleira na 15ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba

Bancada petroleira na 15ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba

Órgão é responsável por propor e fiscalizar as políticas públicas na área da saúde.

A 15ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba ocorreu no último sábado (25), no campus da Universidade Positivo, com representação da categoria petroleira. O evento é realizado a cada quatro anos e se caracteriza como um fórum de debate e deliberação sobre diretrizes para a saúde pública. As proposições são feitas pelos membros de entidades de usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores.

Durante a conferência acontece a eleição do Conselho Municipal de Saúde, órgão cuja finalidade é propor e fiscalizar as políticas públicas de saúde. O Sindipetro Paraná e Santa Catarina conquistou a participação na próxima gestão (2024/2027) de um representante titular e outro suplente. Os cargos serão exercidos por Luciano Zanetti e Luiz Antonio Kurpiel, respectivamente. Os petroleiros aposentados Gerson Vieira Guimarães e Fernandes da Cruz Silva e a assistente social Elaynne Adams completaram a bancada petroleira no evento.

Além disso, o Sindicato garantiu a vaga para participar da 13ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, a ser realizada entre os dias 23 e 25 de maio deste ano, espaço no qual serão discutidas ações de âmbito estadual e a eleição dos delegados à Conferência Nacional de Saúde.

De acordo com o conselheiro eleito pelo Sindipetro PR e SC, a participação popular é fundamental para a preservação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “É preciso cada vez mais reforçar os espaços de controle social do SUS para garantir o acesso de todos e todas à saúde pública de forma integral, descentralizada e com boa qualidade”, disse Zanetti.

Críticas à organização da Conferência

Um grupo de entidades de representação dos trabalhadores criticou, via proposta de moção de repúdio, a forma como a Conferência de Saúde de Curitiba foi organizada. Segundo o documento, a etapa local não respeitou o temário da Conferência Nacional de Saúde e dificultou a participação popular nos espaços de controle social.

Outra queixa foi em relação ao tempo reduzido da Conferência, que ocorreu em apenas um dia, o que não possibilitou o “amplo debate e a análise da situação de saúde no município e tampouco a definição de diretrizes para o próximo período de quatro anos”.

A moção foi elaborada por representantes do Sindipetro PR e SC, Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Paraná (SindiSaúde PR), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), Sindicato dos Fonoaudiólogos, Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), entre outros. Porém, a organização da Conferência de Curitiba não aceitou a votação de moções durante o evento.

A proposta de moção pode ser acessada no link dos anexos abaixo.

Qual o papel dos Conselhos de Saúde?

A lei confere aos Conselhos de Saúde as atribuições de atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde, atribuições estas que são também do próprio Poder Executivo e do Poder Legislativo.

Criado através da Lei Federal N 8142/1990, sua missão é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde.

[Sindipetro PR/SC]