Sindipetro Caxias promove curso de formação étnico racial, combate ao machismo e ao assédio moral

A atividade é aberta para petroleiras(os), familiares, amigas(os) e ativistas

[Da comunicação do Sindipetro Duque de Caxias]

Como parte do programa de formação política sobre o tema das opressões, que o Sindipetro realizará no próximo período, convocamos todas e todos a participarem do primeiro módulo.

Neste primeiro curso as aulas serão virtuais e oferecidas pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS)

O Curso online de formação étnico racial, machismo na sociedade e assédio moral está com vagas abertas! A formação é dividida em quatro encontros que começam no dia 20 de março, às 18h.

O objetivo da formação é analisar e compreender juntos às/aos petroleiras/os as mudanças na organização do trabalho e o desenvolvimento das discriminações nos ambientes de trabalho para identificar e compreender as formas mais comuns de manifestação de machismo e racismo no local.

Será debatido ainda como o capitalismo e a exploração da força de trabalho afetam a saúde do trabalhador e da trabalhadora. As/os participantes serão orientados ainda sobre a legislação, os acordos e convenções coletivas que elas/eles podem recorrer a fim de buscar por diversidade de gênero, sexual e raça-etnia no trabalho.

O IBEPS é especialista em formação, pesquisa e assessoria e ajudam Sindicatos, movimentos sociais e mandatos parlamentares que atuam em defesa da classe trabalhadora e setores oprimidos da sociedade.

CONFIRA A AGENDA:
20/03 – Questão étnico racial com Martina Gomes;
28/03 – Machismo na Sociedade com Natália Russo;
04/04 e 11/04 – Assédio Moral com Cacau Pereira.
Todos os encontros de 18h às 20h30

Conheça as(os) palestrantes de cada tema:

Martina Gomes: Professora da rede municipal de Santo André/SP, mestre em educação pela Faculdade de Educação da UFRGS. Ativista do movimento negro e feminista.

Natália Russo: Petroleira, Diretora do Sindipetro RJ e da FNP, membro da Coletiva Feminista e articuladora da luta das mulheres petroleiras.

Cacau Pereira: Mestre em Educação, Advogado com Especialização em Direito Público e Extensão em Previdência pública, regimes próprios e previdência complementar.

Ementa:

O curso aborda o desenvolvimento da temática do assédio moral e as manifestações no ambiente de trabalho, o estudo ao longo dos tempos, além das manifestações específicas no campo da opressão de raça/etnia, gênero e diversidade sexual.

Link da sala do Zoom:

https://us06web.zoom.us/j/86205739196?pwd=bDVCMnJ1L05CaFlVSkRYeWdldjFGUT09