Soldagem em carga no CREDUTO estaria sendo feita sem profissional de Inspeção de Equipamentos
[Da comunicação do Sindipetro Caxias]
De 17 a 21 de junho estará sendo realizada a Auditoria Interna do SPIE da Transpetro, no Terminal de Campos Elíseos (TECAM) e em outras áreas desta regional, como Japeri, Volta Redonda e Angra dos Reis. A auditoria verificará as condições de trabalho nos locais, dos equipamentos e os cumprimentos normativos.
Serão realizadas entrevistas com a CIPA e as representações Sindicais de Duque de Caxias e do Rio de Janeiro, a depender da base auditada.
O Sindipetro Caxias participou pela representação do TECAM, onde apresentamos as considerações de trabalhadores e trabalhadoras da manutenção, operação e dos técnicos de inspeção de equipamentos da unidade.
Foram levadas questões como:
▪️Continuidade da prática de postergação dos prazos das notas de Recomendação de Inspeção;
▪️Preocupação com a perda de prazos de passagem de PIG, equipamento crítico classe A;
▪️Desvalorização da carreira dos profissionais envolvidos na Inspeção de Equipamentos, cuja responsabilidade pela integridade dos equipamentos e alta especialização não são refletidas no reconhecimento da carreira na empresa.
O Sindicato demonstrou preocupação com a vida de profissionais de dutos diante da insegurança na Baixada Fluminense, onde quadrilhas fortemente armadas e especializadas atuam no furto de combustíveis e petróleo. É preciso haver garantias para estes e estas profissionais atuarem nos trechos onde há suspeita de perda de contenção.
Foi solicitada ainda a apuração de uma prática de descumprimento da N-2163, na qual a Transpetro estaria realizando soldagem em carga no CREDUTO sem a presença de profissional de Inspeção de Equipamentos.
A auditoria continuará por esta situação semana e a empresa trará a resposta aos questionamentos do Sindicato na sexta-feira (21), data da reunião de encerramento do evento.