Sindipetro Caxias inicia negociação com a Transpetro para criação de adicional técnico de duto

Em negociação iniciada no dia 16 de agosto com a Transpetro, a diretoria do Sindipetro Duque de Caxias deu início à construção de um novo adicional, específico para os trabalhadores que atuam nos dutos e seus agregados extramuros

[Da imprensa do Sindipetro Duque de Caxias]

Os trabalhadores e as trabalhadoras da Transpetro das áreas de manutenção, inspeção, faixa de duto e SMS que realizam atividades ao longo do trecho, nos dutos de hidrocarbonetos líquidos ou gasosos e nas estações de bombeamento da nossa regional podem ter a seguinte certeza: QUEM LUTA, CONQUISTA!

Foi com esse espírito que os diretores do Sindipetro Caxias, Paulo Cardoso, Davi Lessa e Guilherme Hruby, se reuniram com a Transpetro para iniciar a construção de um novo adicional como alternativa para a redação do adicional de gasodutos.

Sabemos que os gasodutos foram CRIMINOSAMENTE vendidos para um fundo especulador e que não vão mais trazer desenvolvimento para o Brasil e seus cidadãos, além de passarem a ser operados pela NTS.

Nessa reunião inicial, os diretores defenderam com argumentos factuais e dados robustos a criação de um novo adicional que remunere a condição de trabalho dos técnicos que realizam atividades de manutenção de equipamentos, de faixa, de inspeção e de SMS fora dos terminais e unidades de produção.

O Sindicato reforçou que os técnicos que laboram fora dos terminais têm suas condições de higiene, de alimentação, de segurança e de vida social modificadas e até mesmo prejudicadas.

A empresa reconheceu que, nas muitas situações de emergência ou de parada operacional, os técnicos são os primeiros profissionais a chegarem ao local e iniciar a mitigação da emergência ou restabelecimento da continuidade operacional.

Esse papel de apoio à operação, além de estar à disposição da companhia para os atendimentos, requerem compromisso e abnegação do tempo das atividades particulares e, por tanto, uma compensação financeira que remunere os trabalhadores pelo seu esforço e capacitação.

A Transpetro, através da gerência de RTS, não apresentou nenhuma alternativa para o adicional, mas se colocou como ouvinte das questões apresentadas.

O sindicato irá enviar uma minuta de acordo que foi construído pelos trabalhadores da base e agendará uma nova reunião com a empresa para saber qual o caminho que iremos trilhar.

Porém, já temos a certeza que a participação e o engajamento de todos nesta jornada de luta vão pavimentar a construção de nossos direitos! Fique atento às mídias do sindicato e as notícias em nossos boletins.