Sindipetro Caxias inaugura Reserva Ambiental dos Petroleiros em Tinguá no Domingo, 23

Inauguração contará com presença de Aleida Guevara, João Pedro Stédile…




Sindipetro Caxias

Inauguração contará com presença de  João Pedro Stédile e Leonardo Boff 

No dia 23 de Agosto, domingo, às 14h, o Sindipetro Caxias entra de vez na luta em defesa do meio ambiente. Será inaugurada a Reserva Ambiental dos Petroleiros, na REBIO, em Tinguá, no município de Nova Iguaçu. O local, que antes era a colônia de férias dos petroleiros, é um dos poucos no Rio de Janeiro onde estão preservadas a fauna e a flora nativas.

Durante a tarde de domingo, serão inauguradas a Praça Ernesto Che Guevara e um parque aquático. Para a solenidade, estão confirmadas a presença de Aleida Guevara, filha de Che Guevara, João Pedro Stédile, presidente do MST e do teólogo Leonardo Boff.

Na Reserva ainda há projetos de reformulação da cascata do lago e da construção de uma sementeira com capacidade de produzir 3000 mudas por mês. Esse é um projeto ambiental do Sindipetro Caxias em parceria como IBAMA, para o reflorestamento de áreas degradadas. O local servirá de base de pesquisa para o ICMBIO, e será equipado com telefone, fax e internet.

 

Local é referência para as comunidades ao redor

Além da bela paisagem e dos lagos repletos de peixes, a Reserva ainda ajuda a desenvolver a população dos arredores. No local funcionam cursos para a população de Tinguá, como a Oficina de Mosaico ministrado pelo artista plástico equatoriano Javier Guerrero, que aconteceu entre os dias 03 e 07 de agosto. Os moradores da região aprenderam as técnicas da confecção de mosaicos para ter mais uma fonte de renda.

Os trabalhos realizados pela turma serão expostos no dia da inauguração da Reserva. Todos os participantes do curso receberam certificado e um lanche durante as aulas. O Sindipetro Caxias acredita iniciativas como essa pode melhorar a vida dos trabalhadores de Tinguá, uma região muito bela, mas infelizmente com uma população muito carente.