Sindipetro Bahia realiza protesto na porta da Petrobras, em Salvador, para pedir o fim dos equacionamentos

Torre Pituba/BA

Entidade instalou no local o ‘Divã do Equacionamento’ para ouvir aposentados e pensionistas

[Da imprensa do Sindipetro Bahia]

O fim dos equacionamentos da Petros é um tema inegociável para aposentados (as) e pensionistas petroleiros da Bahia, por isso, o Sindipetro-Ba convocou a categoria para mais uma manifestação na frente do edifício da Petrobrás, em Salvador, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), tendo como objetivo pressionar a estatal para que resolva de uma vez por todas com a questão da Petros.
O ato político marcou também o Dia Nacional do Aposentado (a) e foi lembrado por Isabel Cristina Albergaria, ao comentar sobre a sua participação na manifestação: “Estou aqui no Dia do Aposentado para protestar pelo fim dos equacionamentos da Petros que chega a descontar 60% do nosso contracheque. Eu costumo participar de todos os atos que o Sindipetro-Ba promove porque a situação está grave e eu tenho colegas que estão com contracheque zerado, com o salário reduzido. E a gente não aguenta mais.”, desabafa a aposentada.

Outro aposentado que vive dias de sufoco devido aos descontos na sua aposentadoria é Gil Domiense, figura atuante na luta em defesa dos trabalhadores: “precisamos combater esse equacionamento e é preciso também que venhamos para a rua protestar”, clamou.

O petroleiro Luiz Alberto, que faleceu em dezembro de 2023, não teve a sua trajetória esquecida e foi celebrado pelos presentes, que ecoaram em alto e bom som o grito: “Luiz Alberto, presente!”, seguido de uma retrospectiva da sua atuação política e sindical, em defesa da população negra e dos trabalhadores e trabalhadoras petroleiras.

Ao decorrer do dia, o espaço foi se transformando também em um momento de desabafo. Além de manter o microfone aberto para quem quisesse comentar aos companheiros e companheiros a sua posição perante as deduções, o Sindipetro-Ba, inovou e colocou a disposição de cada um e cada uma um espaço especial denominado de “Divã do Equacionamento”, com a intenção de captar depoimentos exclusivos de quem tem sofrido na pele os danos do equacionamento e assim reforçar a importância de por fim a essa medida.

Atendimento especial

Alguns serviços do sindicato, como atendimento jurídico, orientações e dúvidas administrativas foram prestados diretamente do evento, na intenção de garantir aos presentes o acesso facilitado a esses benefícios.

Caravana do Sindipetro Bahia no RJ

Uma parte dos associados e associadas do Sindipetro-Ba viajou ao Rio de Janeiro para participar do ato nacional convocado pela FUP e manifestou a posição da Bahia diretamente da sede da estatal.