Sindipetro Bahia inicia negociação do ACT dos trabalhadores da Pecom

Foto: Divulgação/Pecom

Em Assembleia Geral Extraordinária, que aconteceu na quinta-feira (14), os trabalhadores da Pecom elaboraram a pauta de reivindicações para dar início ao processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a direção da empresa.

Com data base no mês de maio, os trabalhadores reivindicam reajuste salarial tendo como base o IPCA acumulado no período e mais 10% a título de realinhamento salarial com as demais empresas do segmento; ticket-alimentação no valor de R$ 400,00, ticket- refeição de R$ 35,00 (diário). Eles também querem negociar a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2021.

Outra reivindicação é que a empresa rediscuta a jornada e escala de trabalho, pois há uma grande insatisfação em relação a este assunto, principalmente dos empregados que trabalham no setor administrativo.

No decorrer do processo de negociação, o Sindipetro vai realizar diversas assembleias e é muito importante que todos e todas participem e também se mantenham mobilizados

A Pecom presta serviços à 3R Petroleum e tem possibilidade de expansão, principalmente a partir do momento que a empresa possa vir a assumir o Campo de Candeias, contratando mais trabalhadores.

Mas em comparação com outras empresas do segmento privado de petróleo, a Pecom é a que pratica as condições de trabalho mais rebaixadas, na Bahia. O Sindipetro vem sempre afirmando e alertando que a terceirização não pode significar precarização, com redução de direitos e benefícios.

O Diretor de Comunicação do Sindipetro, Radiovaldo Costa, ressalta que “a entidade sindical mesmo se posicionando contra o processo de privatização das unidades da Petrobrás, se mantém firme na defesa dos direitos dos trabalhadores do setor privado de petróleo, pois o Sindipetro tem compromisso com a classe trabalhadora como um todo, principalmente com a categoria petroleira”.

[Da imprensa do Sindipetro Bahia]