Sindipetro Bahia inaugura Subsede da Cultura e da Cidadania

Espaço foi inaugurado na noite da quarta-feira (10), em Salvador

[Da Imprensa do Sindipetro Bahia] 

Localizada na Ladeira da Independência, nº 16, no bairro de Nazaré, em Salvador, a Subsede da Cultura e da Cidadania do Sindipetro Bahia está oficialmente aberta aos petroleiros e petroleiras e à população em geral.

O espaço foi inaugurado na noite da quarta (10) com as presenças da categoria petroleira (ativos, aposentados e pensionistas), de representantes dos movimentos sindical, social e da juventude, de diretores e funcionários do Sindipetro, da presidenta da CUT Bahia, Leninha, do Secretário da CUT nacional, Aparecido Donizeti e da vereadora e candidata a Deputada Federal, Marta Rodrigues.

O projeto, solidário e coletivo, gerido pelo Sindipetro, conta com voluntários da categoria petroleira, dos movimentos sociais, organizações populares, de direitos humanos e da sociedade civil organizada.

O Coordenador Geral do Sindipetro, Jairo Batista, ressaltou em sua fala, o objetivo maior do projeto que está sendo colocado em prática: “é antes de tudo um espaço de organização e formação da classe trabalhadora e tem também como propósito a promoção da cidadania”, relata.

Foto: Imprensa Sindipetro BA

Para Batista, “nesse momento em que a democracia está sendo atacada, em que a classe trabalhadora está perdendo seus direitos e a fome voltou a assombrar boa parte da população brasileira, a categoria petroleira coloca à disposição da sociedade esse espaço, que pode ser um importante instrumento de luta, através da promoção da cultura e da educação, entre outros serviços”.

O coordenador falou também da importância de informar e formar a população nas comunidades “para que a trincheira em defesa da democracia, do Brasil e da Petrobrás, cresça e se fortaleça”.

A presidenta da CUT Bahia, Leninha, elogiou a iniciativa do Sindipetro e ressaltou a importância de, no atual momento, ter na Bahia um espaço como esse que vai promover a cidadania e a inclusão, e que vai beneficiar não somente a categoria petroleira, mas também a classe trabalhadora e a sociedade em geral.

O diretor da Secretaria do Sindipetro, André Araújo, afirmou que “a inauguração deste espaço é a concretização de um dos princípios que temos no nosso estatuto (do Sindipetro) e que há muito a gente vem perseguindo que é a atuação do sindicato na sociedade, não só para promover a melhoria da vida dos trabalhadores, mas também a cidadania e a cultura para toda a sociedade, principalmente para aquelas pessoas que não têm acesso a estes e nem, sequer aos direitos essenciais”.

Serviços

Além do espaço de convivência para os associados, a subsede também conta com uma sala de leitura, onde há uma estante contendo diversos títulos e um terminal para consulta sobre a história da categoria petroleira, do Sindipetro e da Petrobrás.

Em breve, será disponibilizado um espaço para apoio jurídico, contábil e social que visa ajudar as associações e centros comunitários a serem instrumentos plenos de organização popular.

A categoria e a população em geral também poderão contar ainda com outras atividades como: cozinha solidária, CINEPETRO, organização de feira com produtos agroecológicos e, com a ajuda de voluntários da categoria petroleira e dos parceiros, serão oferecidos também cursos pré-enem e profissionalizantes.

Assista o vídeo: