Sindipetro Bahia cobra que Petrobrás e empresas privadas intensifiquem medidas protetivas contra a variante Ômicron e surto de gripe

A direção do Sindipetro Bahia alerta e chama atenção da direção da Petrobrás e das empresas prestadoras de serviço de petróleo do estado da Bahia, a necessidade de retomar medidas protetivas e intensificar os cuidados contra a COVID-19 e suas variantes, principalmente, a Ômicron, além de um cuidado extra com o surto de gripe.

Para a entidade, é essencial proporcionar aos trabalhadores e trabalhadoras da categoria petroleira, a proteção necessária com o fornecimento de máscara, utilização de álcool gel, higienização adequada do ambiente de trabalho e do transporte.

O Sindipetro também reforça a necessidade de remanejar os trabalhadores que possuem comorbidades e outros problemas de saúde, a retornarem ao Home Office para garantir a sua segurança. É recomendado que todas as empresas façam uma triagem dos trabalhadores para reduzir efetivo ao mínimo necessário e diminuir concentração de pessoas para evitar possíveis contágios entre os trabalhadores.

Infelizmente, voltamos a enfrentar as novas altas nos casos da Covid-19, além do surto de gripe e é necessária muita atenção para proteger a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, evitando também a contaminação das suas famílias e das comunidades onde residem. Além disso, também é necessário um cuidado extra com os transportes, sendo essencial diminuir o deslocamento dos trabalhadores e também um contingente de pessoas que utilizam os transportes para as diversas unidades.

Além dessas medidas de urgência, é importante permitir e facilitar que os trabalhadores possam tomar a segunda ou a terceira dose da vacina contra coronavírus para completar o seu esquema vacinal ou reforço e também para os que buscam a vacina contra gripe, garantindo assim a vacinação da categoria.

Os trabalhadores que encontrarem qualquer dificuldade em alguma das questões citadas acima, devem procurar o sindicato e denunciar para que a entidade possa tratar pontualmente os casos de falta de cuidados cometidos pela gerência da Petrobrás ou pela direção das empresas.

Sindipetro Bahia espera que suas orientações sejam atendidas e que todas as unidades busquem proteger os seus trabalhadores, adotando medidas adequadas para conter a exposição, visando a proteção contra o Covid-19 e contra a gripe.