Sindipetro Bahia articula campanha para a retomada da indústria naval no estado

Foto: divulgação

Entidade sindical quer reativação do Canteiro de São Roque do Paraguaçu, que pode gerar mais de 7 mil empregos

[Da Imprensa do Sindipetro Bahia]

O Sindipetro defende a retomada da indústria naval na Bahia através da reativação do Canteiro de São Roque do Paraguaçu para impulsionar a economia baiana e gerar mais empregos. A proposta, que é uma bandeira de luta da entidade sindical, foi tema de debate no Programa Em Pauta, exibido pela TV Bandeirantes, na quinta-feira (26).

No programa, apresentado pelo jornalista Uziel Bueno e que pode ser visto também nas redes sociais do Sindipetro, o Diretor de Comunicação da entidade sindical, Radiovaldo Costa e o Vereador de Santo Antônio de Jesus, Uberdan Cardoso, falaram sobre “o celeiro de oportunidades para a Bahia a partir da reativação do canteiro de São Roque do Paraguaçu, onde podem ser construídos navios e plataformas, utilizando a mão de obra local”.

O estaleiro Enseada São Roque de Paraguaçu – onde fica localizado o canteiro que pertence à Petrobrás – foi inaugurado no ano de 2012. No auge da obra, o estaleiro empregou 7.360 funcionários, sendo que 87% da mão de obra morava na região. Mas em menos de dois anos o projeto foi atingido pela Operação Lava Jato e a população se viu diante de um súbito desemprego em massa. Muitos trabalhadores se endividaram, pois não conseguiram pagar as prestações do carro, da construção ou reforma da casa. Já os comerciantes investiram suas economias em negócios que sequer puderam ser inaugurados.

“Esse foi um dos grandes erros da Operação Lava Jato, pois no lugar de apenas prender as pessoas que estavam envolvidas em corrupção, como acontece no Estados Unidos e em outros países, o então juiz Sérgio Moro resolveu também punir as empresas acabando com a indústria nacional, deixando um grande rastro de desemprego e desalento no Brasil”, afirmou Radiovaldo, lembrando que “hoje está comprovado que a Operação Lava Jato tinha um viés político e foi montada para tirar Lula da disputa presidencial e abrir caminho para o golpe que foi dado contra a presidente Dilma”.

Mobilização de diversos setores da sociedade

O Sindipetro acredita que através de uma grande mobilização envolvendo diversos atores da sociedade como o governo do estado, deputados estaduais – através da Assembleia Legislativa da Bahia – deputados federais da Bahia, prefeitos e vereadores dos diversos municípios produtores de petróleo, é possível influenciar positivamente um novo governo federal para que seja tomada uma decisão política que proporcione a reativação do Canteiro de São Roque do Paraguaçu e, consequentemente, a indústria naval baiana.

“A Bahia deve e pode retomar a sua posição na indústria naval, não só pela geração de emprego que isto vai proporcionar para toda a região do Recôncavo e Região Metropolitana de Salvador, mas também para o impulsionamento da economia baiana, com mais arrecadação para o Estado e municípios, para ativar e impulsionar a economia local’, enfatiza Radiovaldo.

No entanto, o sindicalista ressalta que a volta da indústria naval à Bahia depende de decisão política e que “isto só será possível em um próximo governo, uma vez que o atual está indo na direção contrária, pois no lugar de estimular a produção interna, estimula a produção externa, gerando empregos fora do Brasil ao optar por construir os navios e plataformas em outros países”, salienta.

Geração de empregos

Para o Sindipetro Bahia já existem no Brasil fatores técnicos e econômicos que favorecem a retomada da indústria naval, além de uma janela de oportunidades que já está aberta com as projeções de construção de plataformas que já estão previstas pela própria Petrobrás para atender ao pré-sal e ainda há a descoberta de petróleo em águas ultraprofundas que foram feitas em Sergipe. Portanto, existe uma grande demanda para a construção de plataformas e navios no Brasil que podem ser construídos utilizando mão de obra nacional em estados que já têm infraestrutura para isto como Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia.

“Somente na Bahia há capacidade para gerar mais de 7 mil empregos se o Canteiro de São Roque do Paraguaçu for reativado”, estima Radiovaldo. Ele recorda que o ex-presidente Lula iniciou a indústria naval na Bahia “e agora, se eleito de novo, o próprio Lula tem condições e capacidade política de retomar esta mesma indústria. Esta é uma das reivindicações que a Bahia vai fazer”, conclui.