Greve na Perbrás – empresa prestadora de serviços da Petrobras, em Catu-BA, representada pelo Sindipetro BA, os trabalhadores aprovaram a realização, por conta da negociação do acordo coletivo de trabalho 2019/20, com data base Setembro. No processo de negociação que estava em curso há quase cinco meses, a empresa não tinha apresentado nenhuma proposta satisfatória.
A greve foi iniciada na última quinta-feira (4), com cerca de duzentos trabalhadores, na sexta-feira foi mantida, quando a Perbrás então apresentou uma proposta. Esta foi avaliada pelos trabalhadores e trabalhadoras em assembleia no sábado. A proposta consiste em reajuste salarial de 2%, o aumento do ticket alimentação em 14%, ambos retroativos a setembro. As pendências com o pagamento de horas extras, com DSR e média de horas extras referente ao 13º salário relativos a feriados trabalhados, a Perbrás se comprometeu a regularizar. Além disso a melhoria da alimentação fornecida pela empresa, e o pagamento do abono para todos os trabalhadores no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).
Os trabalhadores então retornaram ao trabalho e o sindicato assinará o acordo, fruto da luta dos trabalhadores, numa conjuntura muito difícil para todos. Mas conseguimos este avanço com unidade e luta. Daí a importância do fortalecimento da entidade sindical. Parabéns a luta de todos os trabalhadores, vitória importante e vamos continuar na busca de melhorias para a categoria petroleira, em especial aos trabalhadores e trabalhadoras das empresas privadas de petróleo.
[Do Sindipetro BA]