Sindipetro BA lamenta perda de Astério Costa, liderança histórica dos aposentados

É com muito pesar que o Sindipetro Bahia comunica o falecimento do querido companheiro e diretor de honra do Sindipetro, Astério Caetano Costa. Astério tinha 84 anos de idade e deixa esposa, filhos e netos. A cerimônia de cremação do corpo de Astério vai acontecer nesta quarta-feira, 9/02, às 15h, no Cemitério jardim da Saudade, situado à rua Campinas de Brotas, nº 754, no bairro de Brotas, em salvador.

Astério foi um homem de luta e de ação. Em 1984 ele foi o grande responsável pela conquista da vinculação do reajuste do aposentado petroleiro com a tabela salarial da Petrobrás, conseguindo reajustar retroativamente os salários de cerca de 7 mil aposentados, que estavam defasados devido à inflação e ao gatilho do reajuste salarial. Ele também conquistou a inclusão da AMS para os aposentados no Acordo Coletivo de Trabalho da Petrobrás, e posteriormente para as pensionistas.

Foi diretor do STIEP (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Extração de Petróleo da Bahia) e fundou a SOAPE, em 18/05/1974, hoje conhecida nacionalmente por Astape Bahia, sendo presidente da entidade por vários mandatos. Também fez parte da Abraspet, onde teve um importante papel na luta pela anistia dos petroleiros demitidos devido a questões políticas, sendo ele mesmo um dos demitidos da COPEB (Companhia Petroquímica da Bahia), antiga Nitrofértil e atual Fafen.

Astério também foi vereador de Salvador e membro do Conselho Nacional de Previdência Pública, representando a Bahia em nível nacional. Sempre presente nas mobilizações, congressos, seminários e atividades da categoria petroleira e dos aposentados em geral, Astério nunca se aposentou da luta. Esta fazia parte da sua vida, do seu dia a dia. Astério era sinônimo de luta e comprometimento. Deixa muitas saudades em todos que conviveram com ele, mas também deixa um importante legado a ser seguido e lembrado.