Sindipetro-BA inaugura subsede da cultura e cidadania

O espaço, localizado na Ladeira da Independência, nº 16, no bairro de Nazaré, em Salvador, irá oferecer diversos serviços para petroleiros da ativa e aposentados, assim como para seus dependentes. Também estará aberto para a sociedade, com atividades que contemplarão, preferencialmente, pessoas de comunidades carentes.

“Este é um projeto que tem como objetivo a promoção da cidadania que é exercida através da educação, alimentação, cultura, saúde e acesso a serviços básicos”, explica o Coordenador Geral do Sindipetro Bahia, Jairo Batista, esclarecendo que o programa proposto pelo sindicato vai muito além de um conjunto de iniciativas.

O Sindipetro está à frente de todas as atividades realizadas na subsede, mas tem como parceiros os Movimentos Sociais, Organizações Populares e de Direitos Humanos.

Esse é um projeto solidário e coletivo, que conta com voluntários da categoria petroleira, dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada.

Para o coordenador, “não é possível e nem aceitável ficar de braços cruzados enquanto a fome e a miséria tomam conta do país. O Sindipetro, assim como outros sindicatos, vem através deste, exercer seu papel cidadão, e contribuindo para amenizar a situação de grande parte da população brasileira, que hoje vive em situação de vulnerabilidade”.

Além do espaço de convivência para os associados, a subsede também contará com a sala de leitura com uma estante contendo diversos títulos e um terminal para consulta da história da categoria petroleira, do seu sindicato e da Petrobrás, também será organizado um espaço para apoio jurídico, contábil e social no sentido de ajudar as associações e centros comunitários a serem instrumentos plenos de organização popular. Os beneficiários também poderão contar com outras atividades assim como: Cozinha Solidária, CINEPETRO, Organização de Feira com produtos agroecológicos e, com ajuda de voluntários da categoria petroleira e dos parceiros, Cursos Pré ENEM e Profissionalizantes. Destacando a solidariedade e o voluntariado como valores para que os projetos sejam implantados.

Por fim, “a ideia do espaço é valorizar a categoria petroleira, resgatar o diálogo com os diversos entes sociais e promover a solidariedade entre a classe trabalhadora”.