Sindipetro-BA e FUP querem criação de fórum para discutir a incorporação da Termobahia à Petrobrás

[Da imprensa do Sindipetro Bahia]

Preocupada com os desdobramentos acerca da Termobahia e buscando o fortalecimento da Petrobrás na Bahia, a direção do Sindipetro-Ba encaminhou ofício ao diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da estatal, Mauricio Tolmasquim, solicitando a abertura de um calendário de reuniões, no primeiro semestre de 2024, para tratar da situação da subsidiária da Petrobrás e de seus trabalhadores.

O sindicato e a FUP defendem a incorporação da Termobahia à Petrobrás. Com isso, além do fortalecimento da estatal, visam o aumento da presença da empresa na Bahia, estado que sofreu muito com as privatizações feitas pelo governo anterior. As entidades sindicais entendem que é urgente discutir a situação da Termobahia e querem a correção de uma série de desigualdades que são praticadas hoje em relação aos trabalhadores próprios da Termobahia em comparação com os da holding Petrobrás.

O objetivo das entidades sindicais com a criação do calendário de reuniões, proposto à Petrobrás, é manter um fórum aberto para que o Sindipetro-Ba, FUP, Petrobrás e Termobahia, possam encontrar caminhos na perspectiva de corrigir distorções e discutir a incorporação da subsidiária à holding.

A Termobahia é uma das 11 usinas termelétricas do Parque Gerador Petrobrás e a única da Companhia no Estado da Bahia. Emprega cerca de 150 trabalhadores e possui capacidade instalada para 185 MW de energia (suficiente para atender meio milhão de pessoas) e 350 ton/h de vapor para a Refinaria Landulpho Alves, sendo responsável, por vezes, por metade do inventário de vapor da refinaria. A unidade ainda é preparada para duplicação e até mesmo triplicação da sua capacidade de produção.

Leia aqui o ofício enviado pelo Sindipetro-Ba ao diretor da Petrobrás