Sindipetro BA convoca trabalhadores da RCS para assembleia na sexta (11)

Foto: Petroreconcavo/Divulgação

O Sindipetro Bahia convoca os trabalhadores da empresa RCS para participar de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), na próxima sexta-feira (11), às 7h, na sede da empresa, localizada no município de Pojuca, às margens da BA 093.

Durante a AGE serão debatidos a pauta de reivindicações, o andamento das negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e indicativo de greve por tempo indeterminado.

Desde o mês de dezembro de 2021, quando o Sindipetro deu início às negociações, a RCS vem alegando dificuldades para atender a pauta de reivindicações dos trabalhadores devido ao contrato firmado com a PetroReconcavo, empresa para a qual presta serviços.

Apesar da RCS ter mostrado disposição para negociar e ter atendido algumas reivindicações iniciais como a redução do desconto relativo ao ticket-refeição, transporte para os trabalhadores que moram nas cidades que ficam no entorno da empresa, entre outras questões, a empresa não atendeu as demais reivindicações, entre elas a do realinhamento salarial e a do ticket alimentação.

O problema é que os salários praticados pela RCS para as diversas funções estão com uma defasagem de mais de 30% do que é praticado atualmente no mercado baiano de trabalho, mesmo levando em consideração as empresas prestadoras de serviço da Petrobrás.

O Sindipetro já havia alertado às duas empresas que os salários praticados estão muito abaixo do mercado baiano, inclusive se reuniu com a direção da PetroReconcavo e solicitou a revisão do contrato com a RCS para que pudesse haver melhorias nas condições de trabalho, na tentativa de encontrar uma saída para atender a pauta dos trabalhadores, mas não conseguiu avançar.
Diante deste impasse e dos graves prejuízos aos trabalhadores, o Sindipetro não tem outra a opção a não ser discutir na AGE um indicativo de greve por tempo indeterminado.

Clique aqui para ler o edital de convocação da AGE

[Da imprensa do Sindipetro Bahia]