Sindipetro BA convoca categoria para ato na terça seguido de assembleia para deliberar sobre ACT a Petrobras

A direção da Petrobrás quer tirar a AMS do Acordo Coletivo de Trabalho além de retirar outros direitos

A nova contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada pela Petrobrás é praticamente a repetição da primeira, que foi rejeitada por unanimidade na grande maioria das bases. A empresa mantém o desmonte das principais conquistas dos trabalhadores, insistindo na retirada de direitos históricos, como a AMS e o regime de turno, em um ataque sem precedentes à categoria petroleira.

Além disso, a Petrobrás insiste na extinção do parágrafo 4ª da Cláusula 42, que trata sobre segurança no emprego, e na imposição de arrocho salarial para os trabalhadores, enquanto os gestores acumulam superbônus e os acionistas são beneficiados com dividendos recordes, às custas dos alto preços dos combustíveis e das privatizações.

Somam-se a esses ataques, as práticas antissindicais da gestão do Sistema Petrobrás, que tem violado a liberdade de organização e de autonomia sindical, como a FUP e o Sindipetro Bahia têm reiteradamente denunciado. Outro absurdo é a chantagem da gestão da Petrobrás, que insiste em não prorrogar o Acordo Coletivo, tentando impor goela abaixo da categoria prazo de fechamento até 31 de agosto.

É fundamental que a categoria responda a esses ataques com mobilizações e organização. Assim, o Conselho Deliberativo da FUP aprovou a realização de assembleias até 31 de julho, para aprovar um calendário permanente de mobilização durante o processo de negociação, entre outros encaminhamentos. Por isso, o Sindipetro Bahia convoca todos os petroleiros e petroleiras do Sistema Petrobrás, ativos, aposentados e pensionistas, a participarem de um Grande Ato, seguido de Assembleia na terça, dia 02/08, às 10 horas, na entrada do Edifício Suarez Trade, na Av. Tancredo Neves, n° 450, em defesa da nossa pauta de reivindicações aprovada na 10° Plenafup e contra a segunda contraproposta indecente da Petrobrás e suas subsidiárias para o nosso ACT.

Como já aprovado na última assembleia, dia 9 de julho, a categoria está em estado de greve e em assembleia permanente, portanto, é importante que cada trabalhador e trabalhadora participe do ato e da próxima assembleia, se engajando na campanha reivindicatória para fortalecer a FUP na mesa de negociação.

Vamos rejeitar a segunda contraproposta indecente da direção da Petrobrás e suas subsidiárias para o próximo Acordo Coletivo de Trabalho da categoria.

A presença de todos é muito importante. Juntos somos mais fortes!

[Da imprensa do Sindipetro Bahia]